Fórum dos Governadores deve avaliar mudança de "pandemia" para "endemia" de Covid-19, diz governador

04/03/2022 13h32


Fonte G1 PI

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), disse em entrevista, nesta sexta-feira (4), que o comitê científico do Fórum dos Governadores deve avaliar a possibilidade de mudar a situação da Covid-19 no país de “pandemia” para “endemia” na próxima quarta-feira (9).

Se confirmada, a mudança pode flexibilizar medidas restritivas contra a disseminação da doença, como o uso de máscaras em locais públicos. No Piauí, a Secretaria de Saúde anunciou que deve decidir sobre obrigatoriedade ou não do uso do item de segurança na próxima semana.
Imagem: Reprodução/TV ClubeGovernador do Piauí, Wellington Dias (PT), em entrevista nesta sexta-feira (4).(Imagem:Reprodução/TV Clube)Governador do Piauí, Wellington Dias (PT), em entrevista nesta sexta-feira (4).

“Eles vão estar fazendo uma avaliação e apresentando, provavelmente, a proposta do que a gente chama da saída da fase de pandemia para fase de endemia. E, com isso, a gente poder, por exemplo, estar liberando o uso de máscaras, poder estar liberando presença maior de pessoas em sala de aula. Ou seja, um conjunto de medidas que a ciência deve nos apresentar e devemos, a nível nacional, apresentar para esse encaminhamento”,
disse o governador.

Além do Piauí, o Rio de Janeiro também deve avaliar a liberação do uso de máscaras em locais abertos na próxima semana. No Distrito Federal a liberação começa na próxima segunda-feira (7).

Segundo o pesquisador Emídio Matos, membro do Núcleo de Pesquisa em Saúde Pública da Universidade Federal do Piauí (UFPI)e também integrante do Centro de Operações em Emergência (COE) do Governo do Piauí, a avaliação acontece porque o país tem apresentado índices baixos de contaminação, mortes e ocupação de hospitais por conta da Covid-19.

“A situação nesse momento é uma das melhores desde que iniciou a pandemia no Brasil. Temos redução continuada de números de casos novos e óbitos, taxa de ocupação de leitos mostrando redução significativa”,
disse o pesquisador.

Emídio lembrou ainda que a situação pode não ser a mesma em todos as regiões do Estado.

“[No Piauí] tem algumas ressalvas que precisam ser feitas, como o número de casos novos na região da Serra da Capivara, no Vale do Canindé e região de Carnaubais”, detalhou.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: piau?, situa??o, m?scaras