Força Estadual de Segurança realiza intervenção em São Raimundo Nonato e Avelino Lopes

19/02/2024 10h40


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Ascom SSP-PIForça Estadual de Segurança realiza intervenção em São Raimundo Nonato e Avelino Lopes.(Imagem:Ascom SSP-PI)Força Estadual de Segurança realiza intervenção em São Raimundo Nonato e Avelino Lopes.

Após uma série de homicídios registrados nas cidades de Avelino Lopes e São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí, a Secretaria de Segurança determinou intervenção nos dois municípios. Equipes da Força Estadual e Segurança Pública (Feisp) foram enviadas aos municípios para combater a atuação de facções criminosas.

O objetivo da intervenção é combater a atuação de organizações criminosas, especializadas em tráfico de drogas, assaltos e assassinatos, nos municípios.

Ações semelhantes já foram realizadas no litoral do Piauí, nos municípios de Luis Correia e Parnaíba, e nas cidades de União e Piripiri, também na região Norte do Estado.

No Sul do Piauí, a Feisp vai atuar em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil e Diretoria de Inteligência (Dint).

O secretário de Segurança, Chico Lucas, explicou que as equipes vão atuar durante os próximos 30 dias.

“Estamos enviando policiais para a região, onde está sendo realizado um esforço concentrado nas áreas de São Raimundo Nonato e Avelino Lopes pelos próximos 30 dias. Iremos empreender todos os esforços para coibir qualquer prática criminosa na região e garantir tranquilidade para a população”, afirma o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas.

Homicídios em Avelino Lopes

O município, localizado a 788 quilômetros de Teresina, registrou três homicídios. O primeiro aconteceu na sexta-feira (16). A vítima foi identificada como Emerson de Sousa Santos, mais conhecido como Paçoca. O crime aconteceu no bairro Belo Horizonte. Paçoca é apontado pela Polícia Civil como um dos líderes de uma facção criminosa que atua no Piauí.

A segunda vítima foi Joniclei da Silva Lustosa, 31 anos. O homem foi morto no sábado (17) em uma estrada vicinal, que dá acesso ao Povoado Baixão dos Ribeiros. No domingo (18), foi morto Jiovam Ribeiro de Araújo, 49 anos.

Segundo o delegado César Gomes, que preside os inquéritos, em Avelino Lopes atuam duas facções criminosas, uma originada em São Paulo e outra no vizinho estado da Bahia. Ainda segundo o delegado, as facções atuam de forma bem organizada no município.

"Avelino Lopes é uma cidade que tem a presença de facções, com um histórico de rivalidade e mortes entre eles, inclusive, com a ocorrência de crimes intermunicipais nos municípios de Pilão Arcado (BA) e Buritirama (BA)", explicou.

Avelino Lopes faz divisa com o estado da Bahia, o que segundo a Polícia facilita o intercambio entre os faccionados.

"É uma cidade que faz divisa com a Bahia, com uma população fechada, doutrinada que não passa informações. Os integrantes dessas facções são extremamente organizados e tem a população mapeada", frisou o delegado.

Sobre as vítimas dos três homicídios ocorridos entre os dias 16 e 18 de fevereiro, a Polícia Civil informou que as vítimas tinham relação com facções criminosas.

"As vítimas têm ou tiveram relação com integrantes das facções citadas. Na maioria dos casos, os executores se valeram de motocicletas clonadas e capacetes", finalizou o delegado.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook