Focos de incêndio aumentam 40% somente no mês de agosto no Piauí

09/09/2016 09h00


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/Corpo de BombeirosIncêndio atinge área em Alto dos Canutos, povoado vizinho a Picos.(Imagem:Divulgação/Corpo de Bombeiros)Incêndio atinge área em Alto dos Canutos, povoado vizinho a Picos.

Um levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros do Piauí apontou que somente no mês de agosto, a corporação registrou um aumento de 40% no número de focos de incêndio em relação ao mesmo período do ano passado.

Outro dado que foi divulgado ainda no fim do mês de agosto pelo Prevfogo, é que só este ano foram registrados mais de 2 mil focos. Em apenas duas semanas, as cidades de Geminiano, Picos e Campo Maior, sofreram com incêndios de grande proporção.

Imagem: Patrícia Andrade/G1Clique para ampliarFogo atinge área próxima à BR-343 em Campo Maior.(Imagem:Patrícia Andrade/G1)Fogo atinge área próxima à BR-343 em Campo Maior.

Conforme os Bombeiros, a antecipação no número de ocorrências tem preocupado as autoridades.

Isso porque com a chegada do BRO-Bró, período mais quente do ano entre os meses de setembro e dezembro, se torna um fator propício para o alto índice de queimadas.

E a tendência é que isso possa piorar. Segundo a meteorologista Sônia Feitosa, os registros de queimadas aumentam por conta da ausência de chuvas, o que provoca o aumento da taxa de evaporação e deixa a vegetação seca.

"Durante o período do BRO-Bró é comum o termômetros marcarem entre 35 e 40 graus. Normalmente o céu fica limpo, sem nuvens durante a maior parte do dia, ar seco e uma umidade relativa do ar na casa dos 10 e 20%. E essa sensação só vai ficar melhor na região litorânea por conta do mar, que aumenta o nível de umidade",
disse.

Orientações
Conforme os Bombeiros boa parte dos incêndios são decorrentes de atos imprudentes. Por isso, eles orientam que é preciso evitar que ateiem fogo em lixo, evitar jogar baganas de cigarro às margens de rodovias com vegetação seca ou em terrenos baldios.

Incêndios
Em menos de duas semanas, três cidades tiveram registrados focos de incêndio em grandes proporções no estado. O mais recente aconteceu em Campo Maior, quando o fogo atingiu uma área na BR-343, na cidade que fica ao Norte do Piauí.

Uma semana antes, outro caso foi registrado na região de Picos. Três povoados chegaram a ser atingidos. A Polícia Militar ainda identificou que parte da área devastada pelas chamas era uma plantação de maconha.

Dias antes, atingiu primeiro aconteceu na cidade de Geminiano, quando uma área de mais de 1 mil hectares de vegetação seca foi devastada pelas chamas.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: bombeiros, focos, seca