Filas menores e votação rápida marcam início do 2º turno das eleições neste domingo (30) no PI

30/10/2022 17h18


Fonte G1 PI

Imagem: Lívia Ferreira/g1  Votação tranquila em Teresina no segundo turno das eleições 2022.(Imagem:Lívia Ferreira/g1 ) Votação tranquila em Teresina no segundo turno das eleições 2022.

Diferente do primeiro turno, os eleitores piauienses estão conseguindo votar mais rápido neste domingo (30), dia do segundo turno da Eleições 2022. Há relatos de filas mais rápidas e menos extensas nos locais de votação em Teresina, Picos e Floriano. Não há segundo turno no estado, portanto os piauienses votam apenas para presidente da República.

Na capital, muitas pessoas chegaram cedo e aguardaram o início da votação em filas, mas o tempo nas seções eleitorais estão em média 5 minutos.

Na escola municipal governador Chagas Rodrigues, no residencial Jacinta Andrade, Zona Norte de Teresina, a coordenadora do maior colégio eleitoral da capital, Marlei Carvalho, disse que no primeiro turno a movimentação no local era cinco vezes maior e que muitos eleitores ficaram aguardando votar, mesmo depois do horário acabar.

“Mas agora, nesse segundo turno, praticamente não temos fila, tempo de no máximo 5 minutos pra chegar e votar. Acredito que por ser só dois candidatos as pessoas estão votando mais rápido",
disse.

O secretário de uma seção no campus Torquato Neto da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no bairro Dirceu, na Zona Sudeste, disse que as pessoas estão votando muito rápido.

“Os eleitores estão demorando no máximo um minuto pra votar. Quase não está está tendo fila, em seções que tem idosos geralmente demora mais, mas no geral tá tranquila”
, afirmou Isaque Gomes.

Eleitores pela cidade

Para o casal de namorados Emanuella Moura, 29 e Lucas Rafael, 30, a votação foi mais tranquila do que o esperado. Durante a manhã, a dupla foi até o local de votação de Lucas, no bairro Macaúba, Zona Sul, e seguiu até o bairro Nossa Senhora de Fátima, Zona Leste, onde vota Emanuella.

"No primeiro turno, fiquei uma hora esperando. Hoje realmente achei que seria mais rápido, pois temos menos cargos em votação, mas vim preparada e me surpreendi. Não é 11h e já votamos os dois. Esperei quase nada",
avaliou Emanuella.

"Pra mim, a luta é crucial, pela democracia. São muitas questões sociais, de inclusão em jogo. É muito mais que uma eleição",
completou.

Jarder Borges, de 30 anos, e a médica Neiralice Macêdo, 29, chegaram à Escola Municipal Myriam Portella Nunes, no bairro Saci, por volta das 8h30 e precisaram aguardar cerca de uma hora para votar.

"Juntaram duas seções aqui e ficou assim. Muita gente. No primeiro turno foi pior ainda, esperei por duas horas. Mas é o futuro da gente, não tem opção, é esperar mesmo. Da gente e das futuras gerações", afirmou Jarder.

A cadeirante Maria Alice Fontes Melo, de 61 anos, chegou para votar em uma escola particular, na Zona Leste, acompanhada das netas Maria Eduarda, 17, e Yasmin, 18. Ao g1, ela falou sobre a importância da votação.

"Cheguei e entrei pra votar, muito rápido. Tenho prioridade, claro. Mas é realmente muito tranquilo. Sempre incentivo as pessoas a votarem. Minha neta mesmo, tem 17, não é obrigada e já votou", contou.

Em Floriano

Votação tranquila na Unidade Escolar Djalma Nunes, em Floriano, ao contrário das longas filas registradas no primeiro turno. Há relatos de pequena confusão na organização das seções, porque a logística de atendimento muda de uma para outra.
Imagem: Denilson Avelino/Rede ClubeEscola com votação tranquila em Floriano, no Piauí.(Imagem:Denilson Avelino/Rede Clube)Escola com votação tranquila em Floriano, no Piauí.

Votação tranquila

Conforme boletim do Tribunal Regional Eleitoral, divulgado por volta das 10h, no Piauí não houve problemas graves relacionados às eleições. Os transtornos foram decorrentes somente de problemas em urnas eletrônicas.

Ao todo, 10 ocorrências com urnas eletrônicas foram registradas. Desse total, foi necessário trocar o módulo de impressora, substituir ou reiniciar urnas, além de ajustar data/hora.

As ocorrências foram registradas nas cidades de Oeiras, Sigefredo Pacheco, Bom Jesus, José de Freitas, Madeiro, Luzilândia, Fronteiras, Curral Novo do Piauí, Manoel Emídio, Lagoa do Barro do Piauí e Teresina.

De acordo com o Comitê de Segurança das Eleições 2022 do TRE-PI, nenhuma ocorrência policial foi registrada até o momento.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: floriano, turno, urnas