Feminicídios aumentam 44% no PI e estudantes criam campanha de enfrentamento à violência doméstica

07/08/2023 11h39


Fonte G1 PI

Nos primeiros meses de 2023, os casos de feminicídio aumentaram 44% no Piauí. O crescimento nos dados acende o alerta da violência doméstica no Estado e em alusão à campanha "Agosto Lilás" um grupo de estudantes de serviço social de Teresina criou uma campanha para tentar combater a violência contra a mulher.

Em alusão à campanha, o projeto "Delas Para Elas", que procuram apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade, realizou no domingo (6) uma ação lúdica no Parque Ambiental Matias Matos, conhecido como Lagoa do Mocambinho, na Zona Norte de Teresina.

Claudiene Rocha, coordenadora do projeto, explicou que as idealizadoras e voluntárias estão promovendo ações para mulheres durante o mês de agosto.

“Nós estamos ofertando um momento lúdico em alusão ao Agosto Lilás. O nosso projeto trabalha na perspectiva de trazer momentos recreativos, ofertar palestras e levar informações, além de trazer interação entre essas mulheres vítimas de violência”
, contou a coordenadora.

A esteticista Lina Oliveira é uma das vítimas da violência doméstica que conseguiu quebrar o ciclo de agressões através das ações de enfrentamento do projeto.

“Venho de uma violência muito forte. Eu era espancada pelo meu marido e vivia medicada. Até os meus filhos tiveram reflexo disso. Através do funcional esse pesadelo foi passando, eu fui melhorando e deixando a medicação”,
relatou a mulher.

Projeto Delas para Elas

O projeto existe há cerca de um ano, e tem auxiliado no apoio psicológico e físico de mulheres que enfrentaram a violência doméstica no Piauí. Os encontros promovidos pelo Delas Para Elas promovem a troca de apoio e experiências entre elas.

Além disso, as mulheres que estão no projeto fazem cursos de empreendedorismo, como forma de reduzir o número de vítimas dependentes financeiramente dos maridos.

Crescimento no número de feminicídios

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP/PI) revelam que o feminicídio cresceu 44% no Piauí, nos primeiros quatro meses desse ano, em relação ao mesmo período ano passado.

Apenas uma a cada dez vítimas tinha medida protetiva em 2022

Dados apontam que uma a cada 10 vítimas do crime tinham feito denúncia à Polícia. Em 2022, das 24 mulheres mortas, somente 3 possuíam medida protetiva.

Lei Maria da Penha completa 17 anos

A Lei Maria da Penha, que tornou crime a violência doméstica, completa 17 anos nesta segunda-feira. O nome é uma homenagem à mulher cujo marido tentou matá-la duas vezes e que desde então se dedica à causa do combate à violência contra as mulheres.

Como denunciar
Imagem: Arte Adelmo Paixão/g1 PIRede de Proteção à Mulher no Piauí.(Imagem:Arte Adelmo Paixão/g1 PI)Rede de Proteção à Mulher no Piauí.

Imagem: Arte Adelmo Paixão/g1PIDelegacias da Mulher em Teresina.(Imagem:Arte Adelmo Paixão/g1PI)Delegacias da Mulher em Teresina.

Imagem: Arte Adelmo Paixão/ g1 PIDelegacias da Mulher no interior do Piauí.(Imagem:Arte Adelmo Paixão/ g1 PI)Delegacias da Mulher no interior do Piauí.

Tópicos: agosto, campanha, mulher