Feira mensal movimenta economia solidária no Estado

06/08/2016 08h18


Fonte Cidadeverde.com

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) realizou, de quarta (3) até esta sexta-feira (5), a oitava edição da Feira da Economia Solidária do ano de 2016. O evento aconteceu no pátio do Centro Administrativo mensalmente e desta vez contou com cerca de 20 empreendimentos de diversas áreas do artesanato e culinária local.

Em exposição podem ser encontrados produtos orgânicos, recicláveis e artesanato em tecido. Contabilizando as vendas evolutivas dos empreendimentos até junho já foram registrados mais de 300mil no total com expectativa de um maior crescimento durante os próximos meses do ano.

O objetivo principal da realização da feira é fomentar a economia solidária, dar visibilidade aos pequenos produtores e aumentar suas respectivas rendas, a feira conta com diversos tipos de empreendimentos e é um evento aberto a quem está dentro do quadro da economia solidária.

Estão dentro do quadro da Economia Solidária as iniciativas que contam com a participação de coletivos de produção, associações, cooperativas populares e redes de instituições de finanças voltadas para empreendimentos populares solidários, todos organizados pelos princípios da autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, equidade, geração, etnia e credo e valorização do meio ambiente, trabalho humano e saber local.

Ainda sobre a importância da feira o Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías, destaca os benefícios do evento. “Cada edição desta feira é uma evolução para o estado e para os participantes do evento. Nosso objetivo é fortificar a economia solidária e dar visibilidade a esses pequenos produtores, fortalecendo assim a nossa economia local e proporcionando uma melhor qualidade de vida a esses produtores”, concluiu o secretário.

Como uma forma inovadora para geração de trabalho e inclusão social a economia solidária acontece em forma de corrente do bem e integra pessoas e grupos que produzem, vendem e trocam ou compram. É nessa perspectiva que a Setre trabalha, para incentivar essa economia e realizar eventos e feiras que fortifiquem o trabalho dos empreendimentos envolvidos.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook