Famílias perdem casas e cerca de 20 animais morrem após incêndio no PI

13/10/2016 10h40


Fonte G1 PI

Correria, desespero e uma região devastada pelo fogo. Este é o cenário na Zona Rural em União, cidade ao Norte do Piauí. Pelo menos cinco famílias ficaram desabrigadas após um incêndio de grades proporções atingir sete comunidades. As chamas começaram ainda na terça-feira (11) e até a manhã desta quinta-feira (13) pequenos focos ainda persistiam.

Com umidade relativa do ar abaixo de 30% e temperatura beirando os 40 graus, o fogo se espalhou de forma rápida e o corre-corre foi inevitável. Segundo a equipe de Defesa Civil do município, além das famílias que perderam suas casas, cerca de 20 animais também morreram carbonizados e uma vasta vegetação foi consumida pelas chamas. A prefeitura ainda não conseguiu calcular a dimensão da área que foi atingida.

Os povoados atingidos foram: Serra Dura, Tabocas, Excelência, Buriti Alegre, São Felipe, Chapahall e São Raimundo. Uma fazenda, que fica às margens da PI-112, também foi invadida pelo fogo.

De acordo com o secretário municipal de administração Bruno Marinho, que também integra a equipe de Defesa Civil, foi feita uma verdadeira força-tarefa para poder debelar o fogo na região. Segundo ele, o Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas apenas uma viatura foi enviada e não conseguiu controlar as chamas.

“Usamos pelo menos sete carros-pipas, entre eles, um da prefeitura e outros que foram cedidos por empresários da região. O fogo foi controlado na região das casas, mas ainda há pequenos focos de incêndio. Uma área extensa de mata virgem foi queimada, mas ainda não calculamos a extensão. Foi uma verdadeira força-tarefa e estivemos durante toda a madrugada acompanhando os trabalhos”,
disse.

As cinco famílias que perderam suas casas estão sendo atendidas por equipes da Secretaria de Assistência Social. Algumas delas permaneceram na zona rural na casa de parentes e outras tiveram que ser levadas para a zona urbana, onde também estão na casa de familiares.

“Toda a assistência está sendo providenciada para essas famílias. Já fizemos a distribuição de cestas básicas e estamos cuidando também da parte de expedição de documentos, já que muitos deles perderam tudo”,
relatou o secretário.

Somente na quarta-feira (12), o Corpo de Bombeiros informou que 17 ocorrências foram atendidas em Teresina e comunidades circunvizinhas.

Outros incêndios
“Estou desempregado e sem ter para onde correr. Hoje, eu não tenho mais casa, nem emprego. Eu ainda lutei para apagar o fogo, mas não consegui. Perdi tudo”.
A fala é de Edson Barbosa, que teve sua casa e o comércio destruídos pelo fogo no Povoado Gondo, na zona rural de Teresina.

O incêndio aconteceu na tarde de terça-feira (11) e atingiu três residências. Segundo os moradores, o fogo só não causou uma destruição maior, pois eles se reuniram em uma força tarefa para apagar o fogo e evitar que ele se alastrasse mais. As chamas começaram as margens da PI-112, que liga a capital a União, e os moradores acreditam que ele tenha se alastrado e, com o vento, fagulhas atingiram as residências.

Edson contou que na residência moravam seis pessoas, inclusive uma gestante, e que todos tiveram que ir para casa de parentes. “Eu ainda não dormi, fiquei até à noite apagando fogo e depois tive que ir para o hospital. Passei a madrugada tomando medicamento na veia e aerossol. Na manhã de hoje(12), meu filho teve que ser hospitalizado. Estamos contando com a ajuda de vizinhos e de quem mais quiser ajudar. Eu não tenho como dizer o que mais estou precisando, qualquer ajuda é bem vinda. Nessas horas não temos como escolher”, desabafou.

Edson voltou, na manhã desta quarta-feira (12), para a residência com a família para avaliar o que restou e que pode ser feito no local. “Eu perdi as galinhas, todas as coisas do bar, e tudo que tinha dentro de casa, salvei pouca coisa. Não tenho nem como trabalhar para recuperar a minha vida, pois perdi também o meu ganha pão e agora estou desempregado”, contou.

A vizinha de Edson, a doméstica Lúcia Moura, estava no trabalho quando recebeu a notícia que a sua casa também estava queimando. “Eu morava em uma casa no fundo da casa da minha mãe e a minha preocupação era os meus dois filhos que ficaram dormindo, mas ainda bem que as vizinhas conseguiram tirar quando o fogo começou. Eu perdi tudo, estou só com a roupa do corpo. Perdi comida, roupa, perdi tudo. Estou aqui sem saber o que vai ser feito hoje (12) de jantar para as crianças”, relatou.

As famílias informaram que acionaram o Corpo de Bombeiros e que ele só atenderam na fim da tarde da terça-feira, quando encaminharam uma equipe. “Ele pegaram nota de todas as coisas que perdemos e apagaram o resto do fogo que resistia”, contou o morador Edson.

Ninguém do Corpo de Bombeiros foi encontrado para comentar o atendimento aos incêndios no Povoado Gondo.

Tópicos: bombeiros, fogo, casas