Famílias fazem ensaio fotográfico para incentivar adoção no Piauí

20/08/2021 14h24


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoFrancimélia Nogueira ao lado de suas filhas. Uma delas é adotiva.(Imagem:Divulgação)Francimélia Nogueira ao lado de suas filhas. Uma delas é adotiva.

O Centro de Reintegração Familiar e Incentivo à Adoção (Cria), organização não-governamental que tem como objetivo incentivar a adoção no Piauí, realizará uma exposição de fotos que mostra o vínculo afetivo na adoção de crianças e adolescentes pelas famílias. O evento inicia nesta sexta-feira (20) e vai até a próxima quinta (26).

A III Exposição Fotográfica do Cria tem como tema "Adoção - Laços de Amor" e acontecerá no Teresina Shopping, Zona Leste da capital. A coordenadora geral da instituição, Francimélia Nogueira, contou que o intuito é expor através das imagens como o afeto de uma família é um critério significativo no processo de adoção.

"A exposição dá ênfase ao amor, do afeto como principal critério de constituição de família e o principal critério para uma adoção efetiva. A nossa ideia sempre foi sensibilizar a sociedade para a causa da adoção, para essa possibilidade de construir família, mas também para a questão do afeto. Hoje a nossa legislação atual prioriza o afeto acima de qualquer laço consanguíneo quando se trata de adoção, quando se trata do bem-estar de uma criança", afirmou.

O projeto acontece a cada quatro anos e, nesta edição, traz registros de sete fotógrafos. São eles: Edilene Facundes, Margareth Leite, João Rufino, Maria Dimas, Luciano Klaus, Tibério Hélio e Max Bonfim.

Ao todo, foram fotografadas 22 famílias que tiveram suas vidas transformadas pela adoção. As configurações dessas famílias são diversas. Francimélia disse ao G1 que são pessoas monoparentais, homoafetivas, famílias que adotaram crianças com deficiência, casais que adotaram vários irmãos a fim de não se separarem no processo de adoção... Entre outras.

A fotógrafa Margareth Leite foi responsável pela curadoria da exposição. Ela contou que todos os fotógrafos que participaram do projeto já trabalharam voluntariamente para a instituição.

"Eu me sinto grata por participar e conhecer um pouco mais desse projeto tão lindo de incentivar a adoção. Me dá uma grande esperança no mundo em saber que tem tanta gente com coração grande e que consegue se doar ao adotar um filho", diz Margareth.

A exposição fotográfica faz parte do Projeto Avante II, que conta com o apoio do Governo do Estado, da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), do Conselho Deliberativo do Sistema Estadual de Incentivo à Inclusão e Promoção Social (Seips) e da empresa Guadalajara.

Adoção: um ato de amor

Uma das famílias fotografadas foi a de Rita Lisbôa. Ela e o Mantovani Lisbôa adotaram a pequena Aline, de 10 anos, em 2016, quando participava de um projeto social na periferia de Teresina. Foi nesse lugar que ela conheceu Aline, que vivia em situação de vulnerabilidade social. Aos cinco anos, a pequena Aline escolheu morar com Rita e o marido.

" Nós trabalhamos com várias atividades para melhorar a vida das pessoas que vivam nessa comunidade. A família dela mora ainda nesse bairro e vive situação de grande vulnerabilidade. A Aline frequentava a minha casa, eu comprava roupas para ela, brinquedos e um dia ela escolheu ficar. Então tivemos a iniciativa de adota-la", disse.
Hoje, após cinco anos da adoção, Rita ressalta que a exposição fotográfica é um ato simbólico para relembrar todo o amor e afeto do ato de adotar. "A exposição incentiva outras famílias a praticarem esse ato de amor que é adotar", comentou.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: fam?lias, exposi??o, ado??o