Famílias afetadas em incêndios no PI agradecem reconstruções de casas

24/12/2016 08h40


Fonte G1 PI

Em outubro deste ano, incêndios tomaram conta do estado e baixaram a umidade relativa do ar no Piauí a 13%. Depois da destruição registrada na capital e outras cidades, a solidariedade garantiu a reconstrução de casas e vidas das pessoas que foram mais afetadas pelas queimadas sem controle. Durante o mês citado foram registrados 261 focos de incêndio em 48 horas.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarFamílias afetadas em incêndios no PI agradecem reconstruções de casas.(Imagem:Divulgação)

Maria Irene Sousa e Lúcia Sousa, mãe e filha, foram duas das pessoas mais afetadas pelas queimadas que saíram do controle no mês de outubro, na zona rural de Teresina. Recentemente elas ganharam uma casa nova.

"Nunca pensei que fosse ganhar uma casa dessas, por causa do que aconteceu e foi um presente que Deus me deu. Estou agradecida às pessoas que me ajudaram e estão ajudando"
, comentou Lúcia Sousa.

O sentimento de gratidão é partilhado pelo morador do povoado São Vicente, Maycon Sueyd Melo, que perdeu também a sua casa por causa dos incêndios do segundo semestre de 2016. Após a destruição da casa, o vidraceiro ganhou um novo imóvel com sala, cozinha e três quartos. "O que ocorreu comigo foi um fato que Deus proporcionou, fechando uma porta, mas abrindo outra. É o passado e o futuro para mim", disse ao lado da nova casa, construída próximo à antiga residência que foi perdida para o fogo.

Para 2017 a expectativa de Maycon é de segurança com a construção da nova casa. “É maravilhoso porque não vou ter mais de me preocupar com chuva, com o que vai acontecer com a minha casa. Eu estou bem seguro”, afirmou Maycon Sueyd Melo.

Ao fim do mês de outubro deste ano foram registrados 2.503 incêndios sem controle em todo o estado. Na época foi decretada situação de emergência em todo o estado proibindo novas queimadas.

A imagem de desolação da diarista Francisca Pereira foi trocada pela alegria de um novo espaço para morar, graças ao apoio de pessoas que ela não conhecia. "Hoje eu vejo assim, tudo melhor, e que não pensei que fosse ver porque eu trabalho como diarista". comentou.

O marido de Francisca, Edson Barbosa, também ficou feliz pela oportunidade de reconstruir o bar que era meio de subsistência da família. "Todo tipo de ajuda é bem vinda e a gente tem muito a agradecer a todos que ajudaram", disse o autônomo.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: estado, casa, queimadas