Estado do Piauí tem a internet mais rápida do Brasil

16/07/2022 10h30


Fonte meionorte.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarEstado do Piauí tem a internet mais rápida do Brasil(Imagem:Divulgação)Estado do Piauí tem a internet mais rápida do Brasil

Rede de fibra óptica. Backbone. Velocidade de banda. No final das contas, o consumidor só quer assistir ao Netflix sem travamentos, além de baixar com qualidade vídeos das redes sociais e compartilhar para os amigos. Mas antes do resultado final da qualidade de serviço, é preciso muitos equipamentos de alta tecnologia, trabalho e investimentos.

O resultado é positivo. Hoje o Piauí se consagra como o Estado com a internet mais rápida de todo o Brasil, a partir de dados de indicadores importantes. A plataforma Minha Conexão, que disponibiliza teste de medição de internet, disponibilizou dados que mostram a liderança piauiense em nível nacional.

Plataformas Melhor Plano e Minha Conexão


A plataforma indica que o percentual do Piauí é de 89,10%, encabeçando o ranking de velocidade. O indicador que avalia a qualidade da exibição de vídeos e alta definição mostra o Estado com um percentual de 84,30%. Para jogos online, a velocidade é de apenas 32 milissegundos.

Com 88,4 Mbps, fato reconhecido pelas plataformas Melhor Plano e Minha Conexão, do grupo Méliuz, o Piauí tem a maior velocidade de conexão à internet do país. O Estado sai de um contexto totalmente inverso, onde antes os piauienses ocupavam a segunda pior posição do ranking de velocidade.

Os resultados são fruto do trabalho de estruturação de uma rede de fibra óptica que abrange o Piauí de Norte a Sul e Leste Oeste desenvolvida pela Piauí Conectado, uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado do Piauí através da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc).

Velocidade da banda larga

Daí a história do backbone, que é como se fosse uma coluna vertebral que distribui as estradas digitais para todos os municípios. Assim é possível garantir a velocidade da banda larga e os altos índices de rapidez para abrir páginas e baixar arquivos.

Piauí é o mais preparado para o 5G


Até o final de 2022, 100% do Piauí estará equipado com fibra óptica para internet de alta velocidade. O trabalho realizado através da concessionária de PPP coloca o Estado como o mais preparado para receber a conexão móvel 5G, pois toda a infraestrutura para receber a tecnologia já estará pronta. "O cronograma de implantação é até 2029, mas os municípios preparados vão sair na frente. Como o Piauí estará 100% preparado, a tendência é que saia na frente", analisa Emerson Silva, da Piauí Conectado.

Resultado positivo

De acordo com Emerson Silva, presidente da Piauí Conectado, os resultados positivos são fruto da estruturação da rede.

"Nosso trabalho permite que na ponta exista uma melhoria no serviço. Apesar de não estarmos diretamente ofertando internet, os provedores conseguem com a nossa rede. A partir do momento que você coloca equipamento e serviço de melhor qualidade você gera resultados para o consumidor final", explica o presidente da concessionária.

O grande problema dos outros estados é que eles não têm uma rede tão abrangente e capilarizada como a do Piauí, que faz parte de uma coluna gigante de cabeamento. "Apesar de existir fibra óptica nos outros estados, a qualidade da rede não é tão boa. Então tem lentidão, problemas de conexão. O Piauí está na frente por isso", atesta Emerson.

Conexão

A Piauí Conectado tirou o Piauí da lanterninha da conexão.

"Há cinco anos atrás tínhamos uma das piores intérêts do Brasil. Hoje tem a melhor, com maior velocidade, qualidade e menor latência, que é o tempo de resposta do clique. Quanto menor o tempo de resposta, mais rápido o acesso e a navegabilidade", aponta.

Estado é o primeiro com rede única

O Piauí vai ser o primeiro estado do Brasil com uma rede única de fibra óptica. "Isso é feito com um backbone com a tecnologia mais atual em nível mundial. Essa é a mesma tecnologia usada nos Estados Unidos, Europa e China. É o que tem de mais atualizado nos continentes e que chega ao Piauí. Nos outros estados existem redes antigas, com fio de cobre, com capacidade limitada. Aqui tem muita capacidade e qualidade por conta do material utilizado", atesta Emerson Silva da Piauí Conectado.

O grande problema dos provedores de internet para atuar do interior do Piauí é porque não existia a possibilidade de ofertar o serviço em razão da baixa contingência populacional de algumas regiões. Com a rede da Piauí Conectado isso foi possível. 

"O provedor paga um valor para a comercialização de link e o estado acaba lucrando com isso também. Isso é reinvestido em saúde, educação, segurança e outros serviços. O Estado vai ter retorno do investimento a médio e longo prazo. Além disso, permite uma infraestrutura de qualidade para a população do Piauí", acrescenta o presidente da concessionária.

Com a oferta da rede de fibra óptica foi possível criar um ambiente competitivo para pequenos provedores, que precisam oferecer internet de qualidade e baixo custo para se sobressair no mercado. "Os provedores começaram a investir na própria rede. Isso induz o mercado de telecomunicações no Piauí. Isso estimulou empresários", finaliza Emerson.