Escritora que ajudou mais de 4 mil mulheres com câncer morre vítima da Covid-19 no Piauí

21/05/2021 14h37


Fonte G1 PI

Imagem: Anderson BragaVania Rozzett Oliveira(Imagem:Anderson Braga)Vania Rozzett Oliveira

A escritora Vania Rozzett Oliveira, de 56 anos, que lidava com o câncer de mama desde 2014, faleceu na noite de quinta-feira (20) devido a complicações da Covid-19. Ela foi a criadora da Associação Muito Além de um Câncer (Amac), que atende de forma gratuita mulheres com câncer em Teresina.

Vania Rozzett foi diagnosticada com Covid-19 em dezembro de 2020. Ela se curou, mas teve complicações em decorrência da doença. A amiga da escritora e assistente social da Amac, Nayana Carvalho, informou que após a Covid, Vania teve várias embolias pulmonares e insuficiência respiratória.

Ela acabou não resistindo e faleceu no Hospital de Terapia Intensiva (HTI) de Teresina na noite de quinta-feira, onde estava internada havia quase duas semanas, após ter sido detectado que ela estava com tromboembolismo pulmonar pós Covid.

Legado permanece

Nayana Carvalho afirmou que o legado de Vania permanece, e que a associação continuará funcionando.

"Uma mulher carismática, contagiante, inteligente e de muita fé, sabia o que dizer nas horas certas, uma mulher completa, conseguia ser uma mãe amorosa, uma amiga prestativa, uma conselheira com muita sabedoria, era tudo isso e mais um pouco. O seu legado permanece, ela plantou esperança, deu vida à Amac, foi e continuará sendo inspiração para muitos. O que podemos dizer é que o seu legado permanecerá", afirmou.

A família também usou as redes sociais para lamentar a morte. “Combateu o bom combate, terminou a carreira e guardou a fé. Partiu para junto do Pai. Deus preparou tudo! Ela estava rodeada de pessoas que a amavam, louvando, orando e liberando palavras de amor sobre a vida dela. Obrigada a todos que oraram. Quanto a nós, estamos aqui para levar o seu legado adiante”, afirmou em postagem na rede social de Vania.

Transformando a dor em luta

O G1 chegou fazer uma reportagem especial em março deste ano com Vania Rozzett, mostrando como ela decidiu não se deixar vencer pelo diagnóstico de câncer de mama, no ano de 2014, e decidiu lutar contra a doença e ajudar outras pessoas no tratamento, ao criar a Associação.
Imagem: Anderson BragaClique para ampliarEscritora Vania Rozzett, de 54 anos.(Imagem:Anderson Braga)Escritora Vania Rozzett
A associação funciona como uma casa de repouso especial para mulheres e tem o objetivo de hospedar portadoras de câncer, juntamente com uma acompanhante, que são do interior do Piauí ou de outros estados, de baixa renda e fazem tratamento pelo SUS em Teresina. A ajuda é totalmente gratuita.

A associação já ajudou mais de 4 mil mulheres e se mantém através de doações de pessoas, igrejas, rifas e da venda de livros.

Vania também escreveu dois livros que tratam sobre a luta contra o câncer. Ela escreveu os livros "Reagindo diante de notícias ruins" e "Cápsulas que curam". A venda dos livros ajuda a associação e no tratamento de pessoas com câncer.

Em março deste ano, Vania afirmou ao G1 que a experiência com o câncer fez com que ela passasse a ver a vida com outros olhos e a valorizar as pequenas coisas.

“Dou valor a coisas mais simples, às pessoas, à minha família, aos meus netos, à minha alegria. Não me permito mais ficar triste, porque a vida é curta, precisamos aproveitar ao máximo”, afirmou.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: tratamento, v?nia, covid