Equipes de transição do Governo do Piauí são definidas; reuniões começam quinta-feira (3)

01/11/2022 11h25


Fonte G1 PI

Imagem: Ilanna Serena/g1Palácio do Karnak, em Teresina.(Imagem:Ilanna Serena/g1)Palácio do Karnak, em Teresina.

A transição da gestão estadual da governadora Regina Sousa (PT) para o futuro governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), deve começar na próxima quinta-feira (3).

A equipe de transição do novo governo será coordenada pelo futuro secretário de segurança, o jurista Chico Lucas, e pelos secretários de governo e planejamento, que ainda não foram anunciados por Fonteles.

O governador eleito anunciou que, ainda nesta quinta-feira (1), o nome do próximo secretário de planejamento deve ser divulgado.

A equipe de transição da governadora Regina Sousa vai ser composta pelas equipes dos secretários de governo, Osmar Júnior, a secretária de planejamento, Rejane Tavares, e o secretário de Fazenda, Antônio Luís, que permanecerá à frente da secretaria no próximo governo.

A transição de governo é um processo que exige a participação de membros do governo atual e do futuro. A nova equipe de transição deve entender a situação financeira do estado e o funcionamento dos órgãos e secretarias, e preparar os primeiros atos do futuro governo.

Segundo o coordenador da equipe de transição, Chico Lucas, os gestores que ocupam as secretarias devem passar informações para os próximos secretários. O futuro secretário falou que a transição deve ser feita "sem rupturas, sem mudanças significativas no modelo de governança, muito mais no modelo de gestão".

"Vai ser uma equipe pequena, afinal de contas somos o mesmo governo, o governo Wellington-Regina-Rafael. A transição vai ser muito mais um planejamento para os próximos quatro anos. O gestor que ocupa hoje a pasta vai passar dados e informações para que o próximo faça seu planejamento sem rupturas, sem mudanças significativas no modelo de governança, muito mais no modelo de gestão",
disse Chico Lucas.

Até o momento, Rafael Fonteles anunciou dois nomes do seu secretariado:

  • Chico Lucas: Secretaria de Segurança
  • Antônio Luís: Secretaria de Fazenda
Governador eleito
Imagem: Alysson DinisRafael Fonteles é eleito governador do Piauí e mantém hegemonia do PT no estado(Imagem:Alysson Dinis)Rafael Fonteles é eleito governador do Piauí.

Rafael Fonteles (PT) foi eleito governador do Piauí no primeiro turno das eleições deste domingo (2) para os próximos quatro anos. Com 99,98% das urnas apuradas, Rafael Fonteles somou 57,17% dos votos válidos, totalizando 1.114.768 votos.

O candidato Rafael Fonteles tem 37 anos e é bacharel em matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Iniciou a carreira como professor e tornou-se mestre em Economia Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), localizado no estado do Rio de Janeiro.

Em sua primeira entrevista como governador eleito, Rafael Fonteles estabeleceu como principal proposta a pasta social. “Nunca descuidar da proteção dos vulneráveis, é por isso que o PT nasceu, que sempre lutou e vou dar continuidade. A prioridade é aos mais pobres, vulneráveis, nosso norte principal”, disse.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook