Equatorial Piauí relata aumento no número de acidentes com quebra de postes no estado

20/09/2019 08h30


Fonte Equatorial Piauí

Imagem: Equatorial PiauíEquatorial Piauí relata aumento no número de acidentes com quebra de postes no estado.(Imagem:Equatorial Piauí)

Sabendo da importância que é o item segurança no dia a dia operacional, dos seus colaboradores e clientes e buscando alertar a população piauiense durante a Semana Nacional de Trânsito, que ocorre de 18 a 25 de setembro de 2019, a Equatorial Piauí realizou levantamento sobre os acidentes no Piauí que envolvem postes de distribuição de energia elétrica.

O levantamento revelou que em 2019, de janeiro a setembro, foram registrados 1517 acidentes em vias públicas com quebra de postes, uma média de 5,9 postes por dia. Desse total, 590 acidentes aconteceram na regional metropolitana (cidades como União. José de Freitas, Campo Maior e Teresina). Um número preocupante no que diz respeito à segurança no trânsito, quando compara-se que em todo o ano de 2018, foram registrados 1.105 acidentes envolvendo a quebra de postes.

Os acidentes de trânsito com quebra de postes, prejudicam tanto os ocupantes dos veículos e seus familiares, como também os moradores das áreas próximas ao acidente, visto que o acidente pode ocasionar interrupção no fornecimento de energia elétrica. Para autoridades de trânsito, muitos desses acidentes acontecem por fatores como: excesso de velocidade, más condições das vias, estado de embriaguez, sonolência do condutor ou mesmo falhas mecânicas e a utilização de celular enquanto dirige para responder mensagens ou ligações.

O diretor de Operações da Equatorial Piauí, Cosme Cezário, reforça que esse é um cenário que precisa de mudanças e conscientização. "É lamentável que tenhamos esse volume de ocorrências e por vezes com vítimas fatais de acidentes, os quais com certeza não deveriam ocorrer se as leis fossem obedecidas, e a negligência, imprudência e irresponsabilidade normalmente presentes nesses acidentes estivessem sendo respeitados. Vale destacar que além dos traumas gerados principalmente para as famílias que perderam seus entes queridos, ainda há o transtorno da falta de energia naquela região que houve o acidente. O mais importante agora é refletir, alertar e conscientizar nossa população", relata o diretor.

A Semana do Trânsito busca conscientizar a sociedade, buscando valorização da vida, mudança de atitudes, posturas e valores no trânsito, para criar-se um ambiente favorável e o tema definido para esse ano pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é "No Trânsito, o sentido é a vida".

Número da OMS revelam cenário preocupante

De acordo com o recente Relatório da Situação Global da OMS, o Brasil registrou quase 39 mil mortes no trânsito, sendo que o maior número atingiu condutores de motos e veículos motorizados de três rodas. Até 2020, o Brasil precisa cumprir acordo firmado com a ONU de reduzir as mortes no trânsito para cerca de 21 mil ao ano.

O que fazer quando acontece um acidente com quebra de poste?

A Equatorial orienta as pessoas a não se aproximarem de fios e cabos partidos ou caídos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Em caso de ocorrências dessa natureza, a recomendação é que a população entre em contato por meio da Central de atendimento através do 0800 086 0800, e informe o local com ponto de referência. A Equatorial está à disposição com equipes de plantão 24h.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews