Equatorial Piauà realiza cerca de 200 ações de combate ao furto de energia e cabos em um anov
12/01/2026 10h36
Imagem: Reprodução

A Equatorial Piauí, por meio do setor de Segurança Empresarial em parceria com as autoridades policiais, intensificou as ações de combate ao furto de cabos e de energia elétrica em todo o estado no ano de 2025. O balanço anual realizado pela distribuidora aponta para a realização de 194 operações, o que representa uma média de 16 ações por mês, e 114 prisões efetuadas. Além disso, o saldo das ações traz uma estimativa de valor recuperado superior a R$ 319 mil, demonstrando alta efetividade operacional e assertividade nas ações de campo e inteligência.
Essas iniciativas têm como objetivo recuperar os materiais, conscientizar proprietários de sucatas, ferros-velhos e recicladoras sobre os riscos de comercializar materiais elétricos roubados e alertar sobre os perigos do furto de energia, práticas criminosas previstas no artigo 155 do Código Penal. Inclusive, de acordo com o levantamento da empresa o furto de energia foi predominante, com 116 registros, representando mais de 60% das ações realizadas. Também foram contabilizadas 37 operações de prevenção, 26 ocorrências de furto de materiais (cabos em geral) e 15 apoios a corte. Apenas em materiais, o valor recuperado chegou a R$ 212 mil.
Das 194 operações realizadas, a região Norte do estado concentrou 86 ações, seguida pelo Centro-Sul, com 48, pela região Metropolitana, com 40, e pela região Sul, com 20 operações. Em um recorte por municípios, Parnaíba e Teresina apresentam o maior número de operações, com 34 e 32, respectivamente. Na sequência, destacam-se Piracuruca (17), Cocal (10), Picos (9), Luís Correia (8), Bom Jesus (5), Cocal dos Alves (5), Curral Novo (5) e Oeiras (5). Além disso, entre agosto e outubro as operações cresceram, com pico registrado em outubro (38 ações). Esses dados evidenciam atuações prioritárias e estratégicas ao longo do ano com foco em ações repressivas e preventivas, bem como para o emprego de inteligência e monitoramento contínuo.
Com suporte de tecnologia de ponta e equipe capacitada, os números evidenciam uma operação madura, direcionada e estratégica, com resultados expressivos no combate ao furto de energia e materiais elétricos. Johnathan da Costa, Gerente Corporativo de Segurança Empresarial da Equatorial Piauí, destaca que os resultados refletem o compromisso contínuo da distribuidora com a segurança do sistema elétrico e da população. O combate às práticas vai muito além do prejuízo financeiro, já que esses atos criminosos impactam diretamente a qualidade do fornecimento, a segurança das comunidades e o funcionamento de serviços essenciais”, destaca.
A Equatorial Piauí reitera que as ações de fiscalização e prevenção contra furto de cabos e de energia são realizadas de forma contínua em todo o estado, priorizando a segurança e qualidade de energia. Tudo feito com planejamento, execução e resposta operacional estratégica.
Como denunciar?
Consumidores que desconfiarem de ligações irregulares ou situações suspeitas podem denunciar de forma segura e anônima pelos canais oficiais da Distribuidora: site equatorialenergia.com.br, Central de Atendimento pelo número 0800 086 0800 ou nas agências presenciais de atendimento.
Veja mais notícias sobre PiauÃ, clique em florianonews.com/piaui












