Empreendedorismo feminino: mais de 165 mil mulheres lideram empresas no Piauí, diz Sebrae

26/08/2022 08h49


Fonte G1 PI

O Piauí é o terceiro estado do Nordeste com maior número de mulheres empreendedoras, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ao todo, 165 mil mulheres são donas do próprio negócio no estado e representam 36% do total de líderes empresariais. Nesta quinta-feira (25), a série Universo de Oportunidades, do Bom Dia Piauí, destacou algumas histórias.

A empresária Gleydismar Vignoli é responsável por administrar o setor de marketing do centro automotivo da família. Desde os 10 anos, ela se dedica a atividades empresariais e, para acompanhar as tendências do mercado, a profissional frequentemente investe em cursos e consultorias.

"Com 10 anos de idade, eu tinha uma fábrica de dindins, que é aquele suco no saco. Fiz todos os cursos possíveis pra que eu pudesse usar aqui dentro, mas fora também. Hoje eu mexo tanto com o ramo de automotivos, como eventos, cosméticos, e uso tudo aquilo que aprendi dentro desses setores", contou.

Para Gleydismar, manter um negócio próprio exige conhecimento, persistência e a capacidade de manter uma boa relação com clientes.

"Quando comecei, fui dar uma ordem para o vendedor e o vendedor disse: eu não obedeço a ordem de mulher e eu disse pois vai ficar ruim para você trabalhar aqui, porque aqui você vai ter que obedecer às ordens, [mas] não é questão nem de obedecer a minhas ordens, mas de ser parceiro dentro do trabalho. Isso para mim foi um impacto, eu sou movida por desafios. Acho que fez com que eu quisesse mais e mais", destacou.
Imagem: Reprodução/TV ClubeMais de 165 mil mulheres lideram empresas no Piauí, diz Sebrae.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Mais de 165 mil mulheres lideram empresas no Piauí, diz Sebrae.

Em entrevista à TV Clube, a empresária Indira Régia destacou outros dois pontos importantes: planejamento e organização. Ela e seis sócias criaram, sete anos atrás, uma clínica veterinária em Teresina. Segundo ela, para gerir a empresa, cada uma das mulheres precisou se especializar em setores específicos.

"Nós construímos a nossa empresa praticamente do zero, pôr a mão na massa, ir pra rua, panfletar, falar da nossa empresa. Essa nossa vontade, paixão de fazer e empreender nos trouxe até aqui. É o nosso diferencial, a gente começou muito pequeno e hoje somos uma empresa que emprega muitas pessoas, são mais de 24 empregos gerados",
relembrou.

Ainda conforme o levantamento do Sebrae, a maioria das mulheres empreendedoras é jovem e também chefia seus domicílios. A pesquisa indica que 60% têm até 44 anos e 65% lideram empresas com dois ou mais anos de atividade.

Natural de São José do Divino, município a 234 km de Teresina, a maquiadora Maria Clara Sousa, de 23 anos, começou a divulgar seu trabalho em redes sociais há aproximadamente quatro anos. A jovem faz produções temáticas e possui mais de 264 mil seguidores, além de parcerias com empresas renomadas do segmento.

"Foi bem difícil começar, fazer maquiagem, porque não é todo mundo que acredita no teu potencial. Tu começas ruim e as pessoas acham que tu vais ser ruim pra sempre",
comentou.
Imagem: Reprodução/TV Clube  Mais de 165 mil mulheres lideram empresas no Piauí, diz Sebrae.(Imagem:Reprodução/TV Clube ) Mais de 165 mil mulheres lideram empresas no Piauí, diz Sebrae.

Feira do Empreendedor 2022

Neste ano, a Feira do Empreendedor, que acontece de 8 a 11 de setembro em Teresina, terá um espaço destinado à valorização do empreendedorismo feminino. Para se inscrever, basta resgatar um ingresso na plataforma de eventos Sympla.

"O Sebrae, nesses últimos anos, como todos nós, enfrentou a pandemia. Uma transformação digital extremamente importante, que costumo chamar de transformação digital na velocidade da crise. Foi exponencial e mudou sua matriz educacional. Um trabalho forte com as mulheres, que terão um lugar especial na Feira do Empreendedor, o Sebrae Delas, aonde a gente vai tá criando conexões, reunindo mulheres sobre temáticas específicas",
contou superintendente do órgão Mário Lacerda.
Imagem: Divulgação  Programa Sebrae Delas na Feira do Empreendedor, no Maranhão.(Imagem:Divulgação ) Programa Sebrae Delas na Feira do Empreendedor, no Maranhão.

De acordo com a analista do Sebrae, Lívia Melo, o empreendedorismo feminino é importante pois, ao gerar renda, movimenta a economia. Além disso, aumenta a qualidade de vida das mulheres, que superam barreiras e conquistam independência financeira.

"Não há uma área limitada, a gente sabe que as mulheres se identificam muito com a gastronomia, com a área da moda, mas hoje você vê que existem mulheres ligadas à tecnologia, à construção civil, motores, que não são áreas que as mulheres tradicionalmente atuam. Estão pulverizadas em todos os segmentos",
destacou.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: mulheres, empresa, sebrae