Em 4 meses, sete profissionais de saúde morreram por Covid-19 no PI; mais de 3 mil foram infectados

16/07/2020 08h51


Fonte G1 PI

Imagem: CCOMLeito de UTI para Covid-19 no Piauí.(Imagem:CCOM)Leito de UTI para Covid-19 no Piauí.

Sete profissionais de saúde morreram no Piauí desde o início da pandemia do novo coronavírus. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi), três médicos, três técnicos em enfermagem e uma enfermeira perderam a vida durante o combate à Covid-19. Além disso, a Sesapi registrou 3.419 profissionais de saúde que testaram positivo para a doença no estado.

Os três médicos faleceram no mês de julho. No dia 1º de julho, o cardiologista Francisco Xavier Mendes de Lima, que atendia em Parnaíba, morreu após complicações da Covid-19. Ele tinha 72 anos e estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Teresina, com 30% dos pulmões comprometidos, quando infartou.

Nesta semana, menos de 24h entre essa segunda-feira (13) e terça-feira (14), dois médicos faleceram por Covid-19 na capital. Na segunda-feira, o médico Lindomar de Freitas Santos, de 65 anos, faleceu após uma parada cardiorrespiratória durante o tratamento de Covid-19. Ele atuava na área "Não-Covid", no pronto-atendimento do Hospital de Urgências de Teresina (HUT).

Na terça-feira, o anestesista Fábio Carvalho, de 39 anos, morreu vítima da Covid-19. O médico atuava na maternidade Wall Ferraz, do bairro Dirceu, e na rede particular de saúde de Teresina. Ele era casado e deixou três filhas.

Entre os casos recentes de profissionais de saúde que morreram de Covid-19, estão a técnica de enfermagem Antônia Maria de Oliveira, que atuava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Renascença, em Teresina, de 46 anos, e a enfermeira Olívia Maria da Cruz Costa, de 32 anos, de São Raimundo Nonato.

Em junho , a técnica em enfermagem Maria do Livramento Galeno, que atuava na Santa Casa de Parnaíba, no litoral do Piauí, faleceu vítima do coronavírus. Em maio, a técnica em Enfermagem do HUT Solange Moutinho, morreu aos 60 anos após complicações causada pela Covid-19. Colegas de profissão realizaram um cortejo para homenagear a técnica com cartazes, música e orações.

Equipamentos inadequados
De acordo com a conselheira Ana Cláudia Louçana, do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI), é preocupante o grande número de profissionais de saúde que testaram positivo para Covid-19 e que estão afastados.

A conselheira disse que várias vistorias têm sido feitas, além de reuniões com gestores para discutir a solução de problemas e melhorar o ambiente de trabalho dos profissionais da Saúde no estado.

"Há uma falta na quantidades de EPIs por profissionais e por plantão, além da qualidade desses equipamentos ofertados. Os profissionais que estão nas áreas Não-Covid estão se contaminando muito mais, porque eles estão com EPIs que protegem menos",
explicou.

"Ao chegar ao plantão, os profissionais entram numa fila para receber o kit de proteção e muitas vezes têm que passar o expediente todo com os EPIs", ressaltou.

A conselheira alertou para a necessidade de um maior cuidado no fornecimento de dispositivos de proteção para preservar não só médicos, mas todos que trabalham nas unidades de saúde.

"Fazemos as vistorias e pedimos aos gestores que forneçam EPIs em quantidade e de qualidade, não só para médicos, mas para todos profissionais, como enfermeiros, fisioterapeutas e recepcionistas", acrescentou. 

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews