Eletrobras orienta sobre os perigos de soltar pipas próximas à rede elétrica

17/07/2015 10h01


Fonte Ascom

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarSoltar pipas não combina com rede de energia.(Imagem:Divulgação)Soltar pipas não combina com rede de energia.

Para alertar e orientar os consumidores quanto aos riscos de soltar pipas perto da rede elétrica a Eletrobras Distribuição Piauí destacou alguns cuidados que devem ser observados para que acidentes não aconteçam.

De acordo com o técnico de Segurança do Trabalho da Distribuidora, Cacílio Sionei, é preciso ter muito cuidado na hora de escolher o local para a prática dessa brincadeira.

“Quem ainda cultiva o hábito de soltar pipas, deve procurar lugares abertos, com áreas livres e distantes das redes de energia elétrica”,
recomendou Cacílio.

O técnico lembrou que em Teresina existe uma lei que proíbe a utilização de linhas cortantes com cerol ou assemelhadas em vias ou logradouros públicos com finalidade recreativa ou publicitária.

Linha cortante com cerol ou assemelhada é a mistura de pó de vidro, ou material análogo (moído ou triturado), com adição de cola de madeira, ou outra substância glutinosa, passada na linha para empinar “pipa ou papagaio”.

Quem utilizar esse preparado está sujeito à penalidade do pagamento de multa à municipalidade e apreensão e destruição do conjunto de material, compreendendo a “pipa ou papagaio” e a linha cortante de cerol ou assemelhada, face ao potencial de ameaça à população.

“Somando ao risco de causar acidentes graves, pondo em perigo a própria vida e a de outras pessoas, quem solta pipas perto da rede elétrica também contribui de forma direta para a suspensão do fornecimento de energia, podendo provocar curtos-circuitos com a queima de transformadores e eletrodomésticos”,
finalizou Sionei.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: linha, cerol, pipas