Eletricistas clandestinos são presos em operação contra furto de energia

11/03/2015 09h22


Fonte G1 PI

Imagem: Glauco Araújo/G1Clique para ampliarGambiarras predominam nas instalações elétricas.(Imagem:Glauco Araújo/G1)Gambiarras predominam nas instalações elétricas.

Uma operação realizada pela a Eletrobras Distribuição Piauí e policiais do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) para combater ao desvio e furto de energia e intervenção ilegal na rede de energia elétrica resultou em várias prisões no cerrado piauiense.

A ação, que contou com 21 viaturas com equipes compostas por técnicos, engenheiro, líderes de regional, seis agentes policiais, um escrivão, um perito e um delegado, além do suporte de segurança patrimonial da empresa, realizou fiscalizações e autuações em flagrantes de crimes cometidos contra a prestação do fornecimento de energia elétrica.

Segundo o gerente do Departamento de Fiscalização da Eletrobras Distribuição Piauí, Wênio Ribeiro, as fiscalizações são realizada com base em reclamações recorrentes por falta de energia, decorrentes justamente de intervenções não autorizadas de terceiros na rede de distribuição.

A partir de denúncias, agentes policiais constataram desvio de energia na residência de uma senhora que, após ter tido seu fornecimento de energia cortado, determinou que um terceiro a religasse. “Ela alegou que acreditava que a conta estava vindo errada, que fez reclamações, mas não comprovou que estava havendo uma cobrança indevida pela Eletrobras. O que ficou caracterizado foi o desvio de energia que havia na residência”, afirmou o delegado Kleidson Ferreira. A proprietária do imóvel foi autuada pelo crime de furto, pagou fiança e foi liberada.

Outra ocorrência registrada foi a prisão de dois eletricistas pegos intervindo na rede da Eletrobras Distribuição Piauí sem qualquer autorização. “Os eletricistas realizaram uma manutenção na rede sob a alegação de que a rede de iluminação pública estaria há mais de 10 dias funcionando de maneira ininterrupta, mas nada de oficial foi comunicado à Eletrobras em relação a esse problema. Não foi comprovada nenhuma reclamação relacionada a esse problema, nem protocolo, nem ordem de serviço. Foram autuados em flagrante”, esclareceu o delegado.

Os dois eletricistas clandestinos foram presos e como nesse caso trata-se de crime inafiançável, foram conduzidos à delegacia.

Segundo Wênio Ribeiro, o primeiro dia da operação foi bastante positivo, uma vez que foram realizadas 16 inspeções diretas em consumidores e destas, em 15 foram constatados desvio, furto ou intervenção irregular na rede da Eletrobras Distribuição Piauí, representando 93% de assertividade.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook