Eleições para Conselhos Tutelares no PI têm tumulto e denúncias de fraude

05/10/2015 08h36


Fonte G1 PI

As eleições unificadas para escolha dos novos conselheiros tutelares foram realizadas neste domingo (4) e em algumas cidades do interior do Piauí a votação entrou na noite e ficou tumultuada. Em todo o estado foram eleitos 1.135 conselheiros para um mandato de quatro anos de duração. Somente na capital foram 20 candidatos eleitos.

A eleição contou com a utilização de urnas eletrônicas cedidas pela Justiça Eleitoral em 158 municípios e nas demais cidades a votação ocorreu de forma manual. Na cidade de Fartura do Piauí, a 600 km de Teresina, a votação só terminou por volta das 22h e o colégio onde ocorreu o pleito registrou lotação e tumulto.

Imagem: Júnior Braga/Arquivo PessoalVotação ficou tumultuada na cidade de Fartura do Piauí, no Sul do estado.(Imagem:Júnior Braga/Arquivo Pessoal)Votação ficou tumultuada na cidade de Fartura do Piauí, no Sul do estado.


De acordo com um eleitor ouvido pelo G1, muita gente deixou de votar porque não suportou o calor e a fome enquanto esperavam na fila de votação. Segundo ele, quatro seções eleitorais que juntas somam quase 1.700 eleitores foram unificadas com a utilização de uma única urna eletrônica e mesmo após as 17h muita gente ainda esperava para votar.

Na cidade de Dom Inocêncio, a 615 km de Teresina, a votação ocorreu de forma manual e a apuração só terminou depois de 1h da manhã desta segunda-feira (5). Mais de três mil pessoas votaram nas seções das zonas urbana e rural do município. Devido à distância de algumas localidades, a apuração demorou começar e foi lenta.

Imagem: DilvulgaçãoClique para ampliarEleições Conselho.(Imagem:Dilvulgação)Eleições Conselho.

De acordo com o Ministério Público Estadual (MP-PI), até mesmo denúncias de compra de voto foram recebidas durante a realização do pleito em alguns lugares do estado. Segundo o promotor Glécio Setubal, se forem comprovadas as denúncias os candidatos envolvidos podem ter o mandato cassado.

"A eleição, apesar de ser atípica, tem que ser encarada com seriedade e responsabilidade por cada eleitor. Ele tem que manter sua ética enquanto cidadão e não se corromper pela compra de voto. Mas alertamos que se essas condutas forem configuradas nós poderemos adotar medidas no sentido de cassar esses candidatos", disse o promotor.

Os conselheiros tutelares tem a responsabilidade de encaminhar para a Polícia, Ministério Público e o Judiciário as denúncias de casos de violência contra crianças e adolescentes.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews