Duas pessoas morrem vítima de Covid-19 na primeira semana de 2024 no Piauí

09/01/2024 15h28


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/FantásticoDuas pessoas morrem vítima de Covid-19 na primeira semana de 2024 no Piauí.(Imagem:Reprodução/Fantástico)Duas pessoas morrem vítima de Covid-19 na primeira semana de 2024 no Piauí.

Duas pessoas morreram vítima de Covid-19 na primeira semana de 2024 no Piauí, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). Em dezembro, quatro pessoas haviam falecido no Piauí por conta da doença. Até setembro, nenhuma morte havia sido registrada.

As duas vítimas mais recentes eram:

  • uma pessoa de 85 anos, de Buriti dos Lopes, que sofria de uma cardiopatia,
  • uma pessoa de 62 anos, de Agricolândia, que era hipertensa.
O aumento de casos já fez o Governo do Piauí reforçar os cuidados com a proliferação da doença. Nesta quarta-feira (10), o Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Sesapi deve se reunir para discutir se novas medidas precisam ser tomadas.

Baixa cobertura com as vacinas bivalentes

De acordo com a Sesapi, o aumento no número de casos confirmados e as três mortes por Covid-19 em Teresina podem estar atrelados à falta de reforço da imunização pela população. No Piauí, conforme a Secretaria, mais de 2 milhões de pessoas estão com as vacinas bivalentes contra a Covid-19 atrasadas, esse número representa cerca de 80% da população piauiense.

O diretor de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Walfrido Salmito, reforçou a importância dos cuidados para evitar o contágio da Covid-19.

"Pedimos que, se você estiver sentindo algum sintoma gripal, que faça o uso da máscara para evitar a transmissão para outras pessoas. Além disso, mantenha a vacinação contra a Covid-19 atualizada", disse.

As cinco pessoas que morreram entre dezembro e novembro de 2023 eram:

  • uma mulher de 40 anos portadora de neoplasia em estágio avançado, residente em Campo Grande do Piauí;
  • uma idosa de 91 anos com doença cardiovascular crônica, diabetes e doença neurológica crônica, residente em Elesbão Veloso;
  • outra paciente de 24 anos portadora de anemia falciforme, residente em Bom Lugar (MA);
  • idosa de 72 anos, de Demerval Lobão, com histórico de dois AVCs e Lúpus;
  • uma mulher de 40 anos, da cidade de Teresina, imunodeprimida.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: teresina, sesapi, covid