Doze municípios do Piauí recebem tecnologia 5G a partir desta segunda-feira (27); veja a lista

27/02/2023 13h03


Fonte G1 PI

Imagem: Celso TavaresTeste de 5G em SP.(Imagem:Celso Tavares)Teste de 5G em SP.

Mais doze cidades piauienses passam a receber sinal de quinta geração de internet móvel, o 5G, a partir desta segunda-feira (27). Até então, apenas a capital, Teresina, possuía cobertura da tecnologia que permite conexão até 100 vezes mais rápida que o 4G.

Em entrevista ao Bom Dia Piauí (assista no vídeo acima), o gerente regional da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no Piauí, Francisco José Matias, afirmou que informou que a partir desta segunda as operadoras poderão explorar o serviço nesses municípios (veja a relação no fim da reportagem).

"Essas cidades, junto com Timon (MA), onde o sinal também foi liberado, compõe o que a gente chama de Ride, Região integrada de desenvolvimento, uma espécie de região metropolitana da grande Teresina",
explicou Francisco José Matias.

Segundo o cronograma da Anatel, até 2029 todos os municípios piauienses deverão ter cobertura 5G. "A gente vem acompanhando essas metas e elas estão sendo, na verdade, antecipadas", afirmou o gerente regional da agência no Piauí.

Em Teresina, apenas alguns bairros contam com a tecnologia. A meta estabelecida pela Anatel é que a cobertura esteja completa até 2025 na capital. "É a meta final estabelecida, mas é importante frisar que hoje a gente já constata que a meta está maior do que a agência estabeleceu para as operadoras", informou Francisco José Matias.

Entenda a mudança

A nova tecnologia desperta dúvidas como: "meu celular é 5G? Preciso trocar de aparelho? Qual a diferença do 5G para 4G? O que muda com essa tecnologia?". Pensando nisso, o g1 elencou as principais dúvidas dos futuros usuários sobre o assunto.

O 5G é a nova geração de internet móvel, uma evolução da conexão 4G atual. A promessa é de que ela garanta mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduzindo o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornando as conexões mais estáveis.

No futuro, deverá permitir avanços em áreas como carros autônomos, realidade virtual e telemedicina. Essa evolução da rede vai permitir conectar muitos objetos à internet ao mesmo tempo: celular, carro, semáforo, relógio. Tudo isso já pode ser ligado ao 4G, mas é esperada uma melhoria na conexão.

A tecnologia vai funcionar apenas em celulares mais recentes, de empresas como Apple, Samsung, Xiaomi, Motorola, entre outras.

Mais de 80 celulares são compatíveis com 5G e têm a autorização para serem vendidos no Brasil. Só aparelhos homologados podem ser usados no país. A Agência Nacional de Telecomunicações disponibiliza uma relação dos dispositivos que suportam a nova tecnologia (veja a lista).

Cidades com 5G a partir desta segunda (27):
  • Altos
  • Beneditinos
  • Coivaras
  • Curralinhos
  • Demerval Lobão
  • José de Freitas
  • Lagoa Alegre
  • Lagoa do Piauí
  • Miguel Leão
  • Monsenhor Gil
  • Nazária
  • União

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook