Donos de pets fazem ato no Aeroporto de Teresina por justiça pela morte do golden retriever

29/04/2024 11h44


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoManifestantes protestam em memória de golden retriever Joca no aeroporto de Teresina.(Imagem:Reprodução)Manifestantes protestam em memória de golden retriever Joca no aeroporto de Teresina.

Um grupo de donos de pets realizou, na manhã de domingo (28), um protesto no Aeroporto Senador Petrônio Portela, Zona Norte de Teresina, em memória do cachorro golden retriever Joca .

O encontro é uma resposta à morte do cachorro, que morreu na última segunda-feira (22), após ser enviado por engano pela empresa aérea Gol para um destino diferente de seu tutor.

Os donos levaram seus cachorros para o aeroporto e cartazes em que pediam por justiça e mudanças na forma de tratar os pets em viagens aéreas. Boa parte dos cartazes dizia: “Não somos bagagem, somos o amor da vida de alguém”.

Durante o final de semana, atos semelhantes aconteceram no:
  • Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP) – onde morreu o cachorro Joca;
  • Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo (SP),
  • Aeroporto de Brasília (DF),
  • Aeroporto Santos Dummont, no Rio de Janeiro (RJ)
  • Aeroporto Afonso Penna, em Curitiba (PR).
  • Aeroporto Marechal Rondon, em Cuiabá (MT),
  • Aeroporto de Campo Grande (MS)
  • Aeroporto de Porto Alegre (RS)
  • Aeroporto Internacional de Belém (PA)
Imagem: ReproduçãoManifestantes protestam em memória de golden retriever Joca no aeroporto de Teresina.(Imagem:Reprodução)Manifestantes protestam em memória de golden retriever Joca no aeroporto de Teresina.

Morte do cachorro

Joca morreu na última segunda-feira (22). O pet deveria ter sido levado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para Sinop (MT), mas foi colocado num avião que embarcou para Fortaleza (CE).

O animal acabou sendo mandado de volta para Guarulhos e, quando o tutor chegou para encontrá-lo, o cão estava morto.

Há vídeos que mostram o cachorro bebendo água em uma garrafa de plástico através das grades do canil quando estava no terminal aéreo de Fortaleza, segundo o divulgado pela família do tutor do animal.

Ao g1, a família do engenheiro João Fantazzini Júnior - dono do animal - afirmou que etiquetas da caixa que levava cão Joca tinham nome de outro animal com destino a Manaus, no Amazonas.

A Polícia Civil de São Paulo investiga o caso no âmbito criminal, enquanto a Anac e o Ministério de Aeroportos também fazem apurações do caso no âmbito da responsabilização da empresa.

Resposta da Gol

Por meio de nota, a Gol lamentou a morte do pet e admintiu que o animal foi enviado por engano para Fortaleza, ao invés de Sinop, no Mato Grosso. A companhia aérea afirmou que os funcionários foram "surpreendidos pelo falecimento do animal".
Imagem: Arquivo pessoalJoão Fantazzini e Joca, cão que morreu em transporte aéreo da Gol.(Imagem:Arquivo pessoal)João Fantazzini e Joca, cão que morreu em transporte aéreo da Gol.

Após a morte do golden retriever, a Gol também anunciou a suspensão do transporte aéreo de animais no porão a partir de quarta-feira (24).

Segundo o comunicado da companhia aérea, os clientes ainda podem transportar seus pets na cabine do avião.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: aeroporto, morte, joca