Doações de sangue no Piauí caem em torno de 50% com o aumento de casos de coronavírus no estado

12/06/2020 14h49


Fonte G1 PI

Imagem: SecomDoação de sangue nos hemocentros.(Imagem:Secom)Doação de sangue nos hemocentros.

Com a pandemia da Covid-19, as doações de sangue sofreram uma redução significativa em todo o Brasil. Com o crescimento de casos confirmados e óbitos no Piauí, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) registrou uma queda de em torno de 50%.

A queda aconteceu, em especial, no mês de maio. Por isso, no próximo domingo, dia 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, as entidades vão realizar ações para provocar uma mobilização da população e garantir o abastecimento de sangue a quem precisa.

O Piauí apresenta quatro hemocentros localizados nas cidades de Teresina, Picos, Floriano e Parnaíba. Em entrevista ao G1, o diretor-geral do Hemopi, Jurandir Filho, informou que a queda do número de doações é preocupante porque gera um alerta para o estoque de sangue.

“Nesse mês de maio, por causa da crescente do número de casos confirmados e óbitos, sobretudo no Piauí, em Teresina, nós tivemos uma diminuição maior. Tivemos uma queda em torno de 50% do número de doações de sangue e isso deixa nosso estoque de sangue em alerta. Nós temos que, por necessidade, atender toda a rede pública do estado e, em parte da rede privada”, afirmou.

Medidas de segurança

Desde o início da pandemia, o Hemopi tem tomado medidas com o objetivo de garantir a segurança dos doadores de sangue e funcionários. As doações são feitas através de agendamentos e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) está sendo reforçado.

“Todas as medidas de segurança nós estamos tomando, no sentido de tornar o Hemopi um local seguro. As doações são feitas após um agendamento de horário para evitar aglomerações, reforçando o uso de EPIs, estamos com uma pré-triagem na porta do Hemopi para medir a temperatura corporal. Temos também uma casa de desinfecção para os funcionários e qualquer pessoa que vá entrar no hemocentro”, explicou o diretor.

Além disso, desde abril, aplicativos de mobilidade estão colaborando com o transporte de doadores até os hemocentros de forma gratuita.

Junho Vermelho

Nesse mês de junho, foi lançada a campanha "Junho Vermelho" com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue. Para o diretor, só entende a importância de uma bolsa de sangue aquele que realmente a precisa.

“Estamos com uma série de ações no sentido de sensibilizar a população, sobretudo no Piauí, para que possam doar sangue. Só sabe a importância de uma bolsa de sangue aquela pessoa que já precisou fazer o uso dela. Sangue não é uma coisa que podemos encontrar em farmácia ou laboratório. Sangue nós encontramos em algum semelhante que se disponha a doar”,
contou.

Horário de funcionamento

O hemocentro de Teresina funciona de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h, nos sábados e feriados até as 17h. Nos hemocentros de Picos, Parnaíba e Floriano o funcionamento é apenas de segunda a sexta-feira, nos mesmos horários.

Na capital piauiense, o agendamento para as doações de sangue deve ser feito por meio do número: 86 9 8894-6614. O endereço do Hemopi é R. Primeiro de Maio, 235 - Centro (Sul), Teresina - PI, 64001-430.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: sangue, queda, hemocentros