Disque eleições já recebeu 2.700 ligações de eleitores no Piauí

23/10/2014 09h14


Fonte G1 PI

A votação para o 2º turno das eleições será neste domingo (26) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já trabalha na manutenção das urnas. A expectativa é de que no domingo a votação seja bem mais rápida que no primeiro turno e com isso o resultado também deve sair mais cedo. Para atender o eleitor o TRE disponibilizou um disque eleições que tira dúvidas dos votantes. Desde julho até esta semana o disque eleições já recebeu 2.700 ligações.

Criado para orientar eleitores e candidatos o disque eleições teve 85% do seu total de ligação de pessoas querendo informação sobre o voto em trânsito e 5% eram candidatos com dúvida sobre a propaganda eleitoral. Em relação ao voto em trânsito quem se cadastrou para votar em trânsito no primeiro turno pode votar no segundo turno, mas quem não se cadastrou não pode mais fazer o cadastro.

“Para quem não se habilitou em tempo hábil, que foi até o dia 21 de agosto, não poderá votar em trânsito. O que se tem a fazer para quem se encontra fora do seu local de votação é se encaminhar a qualquer seção eleitoral do local em que se encontra para justificar o seu voto”,
disse José Siqueira Filho, coordenador do Disque Eleições.

No primeiro turno muitos eleitores tiveram problemas na hora de votar e tiveram que ficar horas na fila. 35 urnas foram substituídas e com tantos transtornos teve quem deixou de votar, no entanto essas pessoas poderão votar no domingo. O Departamento de Tecnologia da Informação do TER informou que as causas das falhas foram identificadas e garante que ninguém vai perder mais tempos na fila.

“O eleitor, ao se dirigir a cabine eleitoral, não terá os transtornos que tiveram no primeiro turno principalmente relaciona as grandes filas e demoras. Primeiro porque no primeiro turno foram cinco eleições e agora temos apenas uma eleição o que torna o processo muito mais rápido. E agora fizemos cartazes para explicar como deve ser procedida a identificação por biometria”,
explicou o coordenador.

Para identificar a biometria o eleitor precisa limpar o dedo com um lenço umedecido e depois posicionar da forma correta no leitor digital.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews