Diário Oficial lança nova plataforma eletrônica

20/12/2022 10h40


Fonte Governo do Piauí

Será lançada nesta quarta-feira, 21, às 11h30, em solenidade no Palácio de Karnak com a presença da governadora Regina Sousa e do secretário de Governo, Antonio Neto, a nova plataforma tecnológica do Diário Oficial Eletrônico do Estado do Piauí (DOEE-PI).

A nova plataforma é fruto de um parceria técnica celebrada entre a Secretaria de Governo e a Polícia Militar do Piauí em abril deste ano. “Desde a sua criação, a rotina utilizada para a produção do Diário Oficial Eletrônico é merecedora de uma atualização do processo de atendimento, recepção de matérias e diagramação/editoração; além da limitação de pesquisa, dificultando dessa maneira a consulta de matérias pelos usuários de um modo geral”, observa o diretor do Diário Oficial do Estado, Emanoel Bonfim.

Através da parceria com a Polícia Militar, a proposta era adaptar o SICAD – Sistema de Boletim da PMPI, para o DOEE-PI, com o apoio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI). “Foi um trabalho incessante, realizado de forma rápida e com êxito, adequada às exigências do Tribunal de Contas do Estado do Piauí e sem ônus para o Tesouro Estadual”, destaca o secretário Antonio Neto. O órgão não apenas foi modernizado, como recebeu novas instalações físicas, passando a funcionar neste segundo semestre no prédio do edifício Antonieta Araújo, em frente ao Palácio de Karnak.

Com a implantação da nova plataforma, o Diário Oficial Eletrônico do Estado do Piauí se nivela com o que tem de mais moderno de diário eletrônico do país, com processo de criação simples, rápida, níveis hierárquicos de segurança das mídias e baixo custo operacional. “A nova plataforma permitirá a ferramenta de buscas por data, número do diário ou palavras chaves e, numa segunda etapa, o acesso dos Órgãos Governamentais para publicação de suas respectivas matérias, eliminado o uso de e-mail e outras formas de comunicação, com a padronização do tipo e modelo de mídias totalmente pesquisáveis”, complementa o diretor.

HISTÓRIA – O órgão oficial de publicação dos atos dos poderes do Estado foi criado pela Lei nº 558 em 2 de junho de 1910, sob a direção de Simplício de Sousa Mendes. A Imprensa Oficial, como era chamada, continha notícias oficiais, propagandas e até mesmo noticiários de outros Estados. Somente em 1930, o órgão encarregado da divulgação dos atos oficiais recebeu o nome de Diário Oficial que mantém até hoje. Em 1968, o veículo passou a ser editado pela Companhia Editora do Piauí – COMEPI.

Somente 107 anos depois, o Diário Oficial ganhou sua versão eletrônica, através da Lei nº 6.980, de 25 de abril de 2017 – regulamentada pelo Decreto nº 19.876, de 15 de julho de 2021 e pelo Decreto nº 19.950, de 26 de agosto de 2021. Atualmente, a diretoria do Diário Oficial do Estado do Piauí está vinculada à Secretaria de Governo do Estado do Piauí (SEGOV).

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: plataforma, governo, estado