Detran: Inconsistência no sistema deixa mais de 7 mil processos de CNH suspensos

03/05/2018 08h18


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarDepartamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI)(Imagem:Divulgação)

Há mais de sete mil procedimentos relacionados à Carteira de Habilitação Nacional (CNH) parados por causa dos problemas apresentados no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI).

São mais de 20 dias sem o sistema. O órgão diz que o sistema está em operação, mas apresenta inconsistência.

A situação, de acordo com representante de uma autoescola em Teresina, Daniel Tavares, o serviço não está disponível 100% desde o dia 13 de abril deste ano; o que já gerou prejuízo à população devido o atraso na entrega da CNH, por exemplo. Outras atividades que estão paradas são as renovações e a marcação de consultas e testes para quem está tirando a carteira pela primeira vez.

“Todas as autoescolas estão paradas, quase um mês parados sem conseguir dar andamento a qualquer tipo de processo, mudança de categoria, realização de exames teóricos ou práticos, renovação, até mesmo a simples emissão pelo sistema online. Se fizermos o cálculo são 500 provas por dias, 250 provas de moto (categoria A) e 250 para carro (categoria B), sem incluir as categorias C,D e E. Se pegar uma média de 500 processos realizados por dia, e multiplicar pelos dias parados dá mais de 7 mil processos sem realizar nesses dias parados, só contando os dias uteis”,
explicou Daniel.

O Detran-PI informou que, diante de tantas reclamações nos últimos anos sobre esse sistema, decidiu fazer a troca por um mais moderno, com maior capacidade de armazenamento. Mas a troca desse sistema, que deveria durar apenas três dias, já se estende por semanas por causa da grande capacidade de dados a serem migrados.

No entanto, a promessa que seria entregue na semana passada não ocorreu porque o novo sistema começou a apresentar uma inconsistência.

Ontem, os proprietários, funcionários e alunos realizaram uma manifestação em frente ao Detran-PI, na zona Sul de Teresina, cobrando maior agilidade na entrega do sistema.

Nota Detran

O Detran esclarece que a mudança do sistema foi medida que se fazia necessária para atender a atual demanda do órgão e já se encontra em operação. Todavia, em razão da grande quantidade de dados migrados de um data center para outro de maior capacidade, o sistema ainda está apresentando inconsistências, que estão sendo solucionadas por técnicos ponto a ponto.

Relativamente ao sistema de controle de monitoramento de aulas práticas de direção veicular regulamentado pela Resolução Contran 238/2014 e pelas portarias 259/2015 e 260/2015, deixaram de ser exigidos conforme portaria 132/2018 e decisão do Denatran manifesta em ofício circular 5/2018/CGIJF/DENATRAN/SE.



Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: detran, carteira, sistema