Detran do Piauí terá modernização de sistemas e concurso para servidores, diz futura diretora

09/11/2022 14h43


Fonte G1 PI

Imagem: Caroline OliveiraClique para ampliarA engenheira Luana Barradas, indicada pelo governador eleito Rafael Fonteles (PT)(Imagem:Caroline Oliveira)A engenheira Luana Barradas, indicada pelo governador eleito Rafael Fonteles (PT)

A engenheira Luana Barradas, indicada pelo governador eleito Rafael Fonteles (PT) para assumir a diretoria do Detran do Piauí em 2023, falou sobre o processo de modernização que pretende implantar. Segundo ela, o foco será o avanço na digitalização e a qualificação do serviço, com um concurso público.

A futura diretora destacou que reconhece os problemas atuais do órgão, como ausência de concurso público desde a década de 1970.

“É importante qualificar os servidores do Detran para que os usuários que vão presencialmente tenham um serviço de qualidade, agilidade. Às vezes a gente paga uma taxa e o banco leva três a quatro dias para dar baixa. Precisamos de coisa rápida, o Pix é rápido, em 30 minutos o boleto está dando baixa e o cidadão podendo ter resposta na mesma hora”, disse.

Ela disse ainda que os sistemas ainda estão em processo de modernização, mas há equipamentos “arcaicos”. O objetivo é que as pessoas precisem cada vez menos comparecer de forma presencial.

“A estratégia é investir em tecnologia, modernizar o sistema, tornar o site mais acessível à população, para que não precise mais ir tanto presencialmente ao Detran, a gente sabe que temos tudo na palma da mão, no celular”, disse.

Ela falou ainda sobre a intenção de ampliar a quantidade de postos de atendimento pelo interior – 40 no momento. Segundo ela, a medida é importante para reduzir o fluxo de usuários para a capital, desafogando os locais de atendimento em Teresina.

Tópicos: detran, diretora, sistema