Desembargador diz que 50% dos processos estão parados no Sul do PI

31/07/2013 13h57


Fonte G1

Um relatório parcial da Corregedoria Geral de Justiça do Piauí afirma que mais de 50% dos processos judiciais em municípios no Sul do estado estão parados e que o motivo da paralisação é a falta de juízes nas comarcas. Cerca de 15 mil ações foram analisadas durante a correição que ocorre nas comarcas do Piauí.

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins está fazendo inspeções no extremo Sul do Piauí e constatou que os processos estão parados por falta de juízes e promotores. Sebastião foi designado para desenvolver o trabalho através de Portaria assinada pelo Corregedor Geral de Justiça do Piauí, desembargador Francisco Antonio Paes Landim Filho.

Em Cristino Castro, o desembargador interditou parcialmente o fórum da cidade, devido à ameaça de desabamento. O corregedor Paes Landim já havia denunciado publicamente através de um relatório a situação dos Fóruns do interior do estado entre eles o inspecionado novamente pelo Desembargador Sebastião Martins.

“O quadro mais grave que encontrei foi à falta de juízes, promotores e servidores nas comarcas. Uma situação de abandono”, disse Sebastião Ribeiro Martins.

Sebastião Ribeiro afirma ainda que faltam promotores nas cidades de Redenção do Gurgueia, Parnaguá, Gilbués, Cristino Castro e Bom Jesus. “Os processo ficam parados, pois precisam de parecer do Ministério Público Estadual e despacho dos Juízes”explica.

De acordo com o magistrado, a ausência de juízes gera impunidade e o descrédito na justiça. Nessa terça-feira (30), o desembargador está despachando em Corrente, a 874 quilômetros de Teresina. Nesta quarta-feira (31), a equipe do Tribunal estará na cidade de Gilbués e na quinta-feira (1º) em Monte Alegre.

Segundo Sebastião Ribeiro Martins, as cidades de Santa Filomena, Curimatá, Cristalândia, Gilbués, Monte Alegre e Cristino Castro estão sem juiz titular.

O magistrado disse ainda que o relatório parcial foi entregue a Corregedoria do Tribunal de Justiça.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui