"Desafio me motivou a entrar numa instituição dominada por homens", diz 1ª mulher coronel da PMPI

02/08/2022 08h49


Fonte G1 PI

Imagem: Laura Moura/g1Tenente-coronel Solange Macêdo(Imagem:Laura Moura/g1)Tenente-coronel Solange Macêdo

Nesta segunda-feira (1º), dia em que se comemora no Dia da Policial Feminina, o g1 conversou com a coronel Solange Mâcedo, policial com 37 anos de atuação na Polícia Militar do Piauí (PM-PI) e a primeira mulher a se tornar coronel da PM no estado. Solange falou sobre o amor à profissão e do desafio de trabalhar em uma área predominantemente masculina.

Graduada em letras e direito, Solange passou no concurso da polícia aos 24 anos. Ela tomou posse no dia 2 de fevereiro de 1985 e disse ter gostado da ideia de pertencer ao quadro de uma instituição como a Polícia Militar, devido à imagem da corporação, e se motivou ainda mais por ser uma instituição dominada por homens.

“Eu confesso que eu gostava da ideia de pertencer a Polícia Militar. Eu gostava da imagem da corporação e também o certo desafio me motivava a entrar numa instituição que era dominada pelo elemento masculino, eu gostava dessa ideia, sabe? Via a ascensão da carreira, então confesso que isso me motivava muito”, contou ela.

Ao longo desses 37 anos de carreira militar, Solange passou por diversos setores da polícia e realizou muitas funções. “Nós já atuamos no setor administrativo, no setor operacional, nas funções e serviços que a Polícia destinava às mulheres, tanto quanto masculino, não havia muita distinção, não”, disse.

Sobre o machismo

A coronel falou sobre o machismo velado que existe na profissão, mas ressaltou que não eram situações que causavam discussões mais sérias.

“Ele [machismo] se apresentava em algumas situações de um modo um tanto quanto velado, mas nada que fosse confronto. A gente percebia em algumas situações, mas nunca chegou realmente a discussões”,
comentou Solange.

Gratidão ao serviço

Solange lembra ainda o dia em que ingressou na corporação e comemorou a permanência no quadro até os dias atuais. Ela contou também sobre o sentimento de gratidão pelos serviços prestados ao estado do Piauí.

“É um sentimento de gratidão por escolher uma instituição honrada e valorosa como é a Polícia Militar do Piauí, eu me sinto honrada por fazer parte do quadro da instituição”,
finalizou Solange.