Deputado Dr. Francisco Costa recebe medalha do Hospital Universitário

17/11/2023 12h45


Fonte Ascom

O deputado federal Dr. Francisco Costa recebeu nessa quinta-feira, 16, a Medalha de Honra ao Mérito Professor Doutor Benedito Borges da Silva, a mais alta honraria concedida pelo Hospital Universitário do Piauí (HU-PI) a pessoas que contribuíram para melhorias no hospital.

“Nós nos somamos nesta tarefa de garantir melhor prestação de serviços de saúde à população. Parabenizo ao superintendente Paulo Márcio e toda sua equipe pelo trabalho que realizam e que está fazendo o atendimento de saúde chegar a quem precisa”,
disse o parlamentar ao agradecer a homenagem.
Imagem: DivulgaçãoDeputado Dr. Francisco recebe medalha do Hospital Universitário.(Imagem: Divulgação)Deputado Dr. Francisco recebe medalha do Hospital Universitário.

A honraria é um reconhecimento ao mandato do deputado que conseguiu R$ 28 milhões a mais por ano para custeio das ações de média e alta complexidade. A ação, em parceria com o ministro Wellington Dias, também homenageado pelo HU, garante mais atendimento de saúde à população, como cirurgias, tratamento de câncer, mais leitos para internações, exames e consultas de especialistas, o que colabora para reduzir as filas de espera dos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

“Não poderíamos chegar onde chegamos sem o seu trabalho, deputado. Você ajudou a mudar a história dessa instituição”, disse Paulo Márcio, gestor do HU.

Ainda para o HU, o deputado se comprometeu em colocar emenda parlamentar de R$ 500 mil para implantação de procedimentos inovadores, como a realização de cirurgias de Parkinson e as videocirurgias cardíacas – procedimentos minimamente invasivos em que não é necessário abrir o peito para realizar as operações.
Imagem: DivulgaçãoDeputado Dr Francisco recebe medalha do HU.(Imagem: Divulgação)

O fortalecimento do ensino superior é uma das prioridades do mandato do deputado Dr. Francisco que, com o investimento no HU, busca favorecer também a formação de profissionais de saúde, visto que é hospital escola com diversos programas de residência médica.

O parlamentar também articula ações que favorecem a UFPI como a luta pela implantação do curso de Medicina no campus de Floriano (única sede macrorregional de saúde que ainda não tem este curso) e para estruturar o Serviço Escola para aulas práticas e estágios dos estudantes a fim de viabilizar o curso de Psicologia no campus de Teresina.

Também participaram da solenidade o reitor da Universidade Federal do Piauí, Professor Doutor Gildásio Guedes; senadora Jussara Lima, o vice-governador Themistocles Filho, servidores da instituição.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews