Demora na entrega da duplicação de BRs no Piauí se deve a modelo de contrato, diz Wellington Dias

14/02/2020 14h58


Fonte G1 PI

Em entrevista ao Bom Dia Piauí na manhã desta sexta-feira (14), questionado sobre a demora na entrega das duplicações das BRs 316 e 343, o governador Wellington Dias (PT-PI) informou que o problema se deve ao modelo de contrato. O gestor defendeu a desburocratização do poder público e afirmou que este deve ser o foco da reforma administrativa.

Wellington Dias contou, como exemplo, que houve cinco mudanças na escolha da empresa responsável pela duplicação da BR-343 e que isso prejudica o andamento das obras. Além disso, ele negou que haja atraso no repassa de recursos às empresas.

“Um exemplo, a BR-343 está na 5° empresa. Então, o problema não é só o poder público. O dinheiro sempre esteve na conta. O problema não era de dinheiro, ele tem a ver com o modelo de contrato”,
disse.
Imagem: TV ClubeWellington Dias(Imagem:TV Clube)Wellington Dias

O gestor criticou a burocratização do poder público e revelou que, por este motivo, está recorrendo a Parcerias-Público-Privadas (PPPs). Wellington Dias pontuou que o foco da reforma administrativa proposta pelo Governo Federal deve ser a desburocratização.

“Para eu poder contratar uma empresa, eu gasto pelo menos dois anos. Por isso que eu estou indo para o modelo de Parceria-Público-Privada. Outro dia, uma adutora que rompeu. Se aquilo fosse em um modelo público, quantos dias levaríamos para dar solução? Então, há a necessidade da gente cumprir a legislação, aplicando corretamente os recursos públicos com honestidade e agilidade. É isso que eu acho que tem que acontecer na reforma administrativa”, contou.

Obras estão atrasadas há mais de 7 anos

Em julho de 2013, a duplicação de cerca de nove quilômetros da BR-343, entre Teresina e Altos, ao Norte de Teresina, e outros nove quilômetros da BR-316, entre a capital e Demerval Lobão, foram liberados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A previsão inicial era que a obra fosse concluída em dez meses.

Tópicos: modelo, empresa, reforma