Delta do Parnaíba: do turismo, a prática de esportes e o encanto com as belezas naturais do Litoral

17/10/2020 20h20


Fonte G1 PI

Em comemoração ao Dia do Piauí, o Piauí de Riquezas traz uma série de reportagens especiais sobre o litoral piauiense, a menor área litorânea do país, com apenas 66 km de extensão. O especial começa com uma viagem ao Delta do Parnaíba, o único das Américas que deságua em mar aberto e o terceiro maior do mundo.

O passeio começa pelo Rio Igaraçu, a primeira Foz para o Delta do Parnaíba. O arquipélago de quase três mil quilômetros quadrados se divide em cinco braços: Igaraçu, Canárias, Caju, Melancieira e Tutóia.
Imagem: Reprodução/TV ClubeDelta do Parnaíba, o maior das Américas.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Delta do Parnaíba, o maior das Américas.

A exploração do turismo local é feito com a prática do caiaque, respeitando a natureza e as boas práticas de sustentabilidade. Durante o passeio, o turista pode conhecer de perto os mangues e a cata do caranguejo.

“A nova parte do turismo que você coloca as pessoas junto do meio ambiente, para que ele tenha a experiência de uma nova vivência. Com isso você trabalha na parte de trilhas como na fluvial. Uma atividade que explora o turismo com o mínimo impacto”, explicou o Valdecir Galvão, pós-doutor em meio ambiente.
Imagem: Reprodução/TV ClubeExploração do turismo no Delta do Parnaíba.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Exploração do turismo no Delta do Parnaíba.

Segundo o empresário e ecologista Joca Vidal, o turista de hoje não quer só passear nos locais e fazer uma foto, mas ele quer interagir com o meio ambiente.

"Aqui nós proporcionamos isso a ele: interagir através de passeios e ele faz uma imersão na natureza. Ele tem toda a estrutura com banheiro, bar, restaurante", destacou o empresário.

Revoada dos guarás
Imagem: Reprodução/TV ClubeRevoada dos guarás no Delta do Parnaíba.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Revoada dos guarás no Delta do Parnaíba.

As belezas naturais também encantam os turistas que vão conhecer o Delta do Parnaíba. Na baía do Caju, terceira saída do Delta para o mar, é possível acompanhar a cena da revoada dos guarás.

O biólogo Muryllo Nascimento explicou que o melhor momento para observar as aves é no final da tarde. Além de acompanhar os guarás voltando ao local de descanso, o turista presencia um lindo pôr do sol em um cenário belíssimo.

Aos poucos os verdes das árvores vão sendo tomados pelas aves de cor avermelhada. O cenário encanta os turistas de todo o mundo.

“Isso é lindo demais. Tanta gente vai para fora do país, sendo que aqui a gente tem coisas maravilhosas", declarou a turista Jane Coelho, de Belém (PA).


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: ambiente, delta, turista