Defesa Civil vai criar sistema de alerta para chuvas no Piauí

14/03/2023 10h11


Fonte ClubeNews

Imagem: Rede ClubeAssessor-técnico da Defesa Civil, Werton Costa.(Imagem:Rede Clube)Assessor-técnico da Defesa Civil, Werton Costa.

O professor, climatologista e assessor-técnico da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), Werton Costa, confirmou, nesta segunda-feira (13), no jornal PT1, da Rede Clube, que a Defesa Civil implantará um plano de sistema de alerta sobre o clima para o estado em parceria com outros órgãos.

Muitos acidentes são registrados durantes chuvas intensas em Teresina. E, no Piauí, não existe um protocolo de aviso prévio aos cidadãos para tempestades que podem trazer riscos a regiões específicas da cidade.

Por enquanto, o INMET é uma das únicas formas de prever chuvas que possam deixar a população piauiense vulnerável. Para aproximar o serviço aos piauienses e aprimorar as informações sobre a previsão no estado, o projeto do sistema foi levantado.

“O que acontece hoje no Brasil é a eficiência e celeridade no alerta. O governo do Estado lançou agora a iniciativa de construção do protocolo de ação rápida. Várias secretarias trabalhariam nisso (SASC, Defesa Civil, Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros) usando plataformas tradicionais como o INMET – e construir com apoio da SEMAR o sistema de monitoramento e alerta do estado do Piauí”,
explica Werton Costa.
Imagem: Carlienne CarpasoDefesa Civil vai criar sistema de alerta para chuvas no Piauí.(Imagem:Carlienne Carpaso)Defesa Civil vai criar sistema de alerta para chuvas no Piauí.

PREVISÃO

O professor também informa que, conforme previsto pelo INMET, todo o mês de março terá chuvas volumosas com concentração nesta semana, que deve ter o tempo mais intenso.

“É provável que até o final da semana, ou seja, todos os dias restantes da semana, tenhamos episódio de chuvas em algumas cidades. A próxima semana também pode ter uma sinalização de boas chuvas, de forma que o grosso do volume das chuvas do mês de março deve chegar nesse intervalo”, explicou o professor.

Dados históricos já revelam que março é o mês que apresenta maiores volumes de precipitação, entre 250 a 350 mm em alguns municípios do estado. Além disso, a previsão climática do INMET aponta que o mês de março terá acumulo de chuvas acima da média. Já a previsão meteorológica, de curto prazo, aponta que a semana terá grandes acumulados de chuva.


Tópicos: estado, defesa, chuvas