Defesa Civil e Corpo de Bombeiros alinham ações para campanha de prevenção a afogamentos no Piauí

10/01/2024 14h59


Fonte Governo do Piauí

A Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí, por meio da Diretoria de Prevenção e Mitigação, se reuniu na manhã desta quarta-feira (10), com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí, cel. José Arimatéia Rêgo, no Quartel do Comando Geral da Companhia. O objetivo foi alinhar ações da campanha "Banho Seguro", para prevenir afogamentos e conscientizar banhistas sobre o aumento dos casos registrados no estado.

As estatísticas sobre episódios de afogamentos em todo o estado chamam a atenção dos órgãos de monitoramento, para os riscos dos banhos no mar, rios, lagoas, balneários, cachoeiras e açudes. As principais vítimas dessas ocorrências são jovens do sexo masculino, e a principal causa apontada para maioria dos casos, é falta de conscientização dos banhistas sobre os riscos nessas áreas de banho.

Para o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, a visita serviu para dialogar sobre os casos de afogamento no estado.

"A campanha de conscientização visa não apenas sensibilizar o público alvo, como também envolver ações de sinalização em áreas de banho, capacitação de permissionários, donos de bares e restaurantes em todo território piauiense. As ações devem englobar a Secretaria de Turismo e os municípios, seja através das COMDECS ou de parcerias com a APPM", explicou o diretor.

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, José Arimatéia Rêgo, a campanha é necessária, pois os números de afogamentos são alarmantes.

"Hoje estivemos reunidos com o diretor Werton Costa para tratarmos de um trabalho de conscientização para os banhistas. Faremos essa campanha para toda a população piauiense, com o apoio do secretário de Segurança do Estado, Chico Lucas, no qual desde que assumiu a pasta, se mostrou bastante preocupado com a questão da prevenção aos afogamentos", finalizou o comandante. 

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews