Criadores reclamam da irregularidade no fornecimento de milho pela Conab

18/07/2016 13h15


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarCriadores reclamam da irregularidade no fornecimento de milho pela Conab.(Imagem:Divulgação)

Pequenos produtores do Piauí vivem um dilema para comprar a preço baixo o milho, que serve de ração para os animais. Segundo eles, o fornecimento do grão pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) não vem sendo regular e traz prejuízos para a criação.

No sítio do Domingos tem várias espécies de animais. Todas elas se alimentam a partir do milho, quando não é o grão inteiro, ele é triturado e adicionado a outros produtos. O criador tem guardado no estoque oito sacas de milho, compradas com valores subsidiados pelo governo.

"Eu compro com a Conab a saca de 60 quilos por R$ 54, enquanto no comércio ela chega a R$ 72. Então visto esta diferença, compensa ainda comprar subsidiado. A compra depende da quantidade de animais da propriedade",
explicou o criador Domingos Félix.

O produtor Ezival Melo cria caipirão e galinha caipira. Ele chegou a ter mil animais no puleiro, mas agora só tem 150 por conta da irregularidade no fornecimento de milho subsidiado.

"O governo não mantém esta regularidade no fornecimento. Você tira hoje 2 mil quilos e no mês seguinte só consegue 500 quilos ou até mesmo nada. Como nós ficamos?",
declarou Ezival.

Para melhorar a distribuição de milho no Piauí, a Conab reforçou o estoque para programa de Vendas em Balcão. A venda subsiada pelo governo é importante para os criadores, já que ela é feita por valores bem menores.

O superintendente da Companhia, Alysson Pêgo, garante que até agosto o fornecimento segue garantido no estado. Para aumentar o fluxo de distribuição no Piauí, o órgão vem negociando com o governo estadual a abertura de mais polos, inclusive descentralizando o insumo para ficar mais próximo dos agricultores do semiárido.

"No mês passado fizemos um leilão de remoção de duas mil toneladas para a unidade armazenadora de Teresina, para atender até agosto todos os clientes cadastrados no programa Venda em Balcão. Isso tem gerando uma boa perspectiva, porque o milho chega no momento certo, no período de entre safra e estiagem",
disse Alysson Pêgo.

A Conab vem limitando a cotas para alguns clientes, na tentativa de universalizar o atendimento a todos os pequenos e médios criadores. Esta medida também se deve ao grande contingente de pessoas cadastradas no programa, são mais de 90 cidades atendidos por Teresina.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: governo, programa, animais, conab