Crea-PI inicia inspeção em pousada onde turistas de GO caíram de sacada

06/01/2016 15h34


Fonte G1 PI

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea) iniciou na terça-feira (5) uma inspeção na pousada onde um casal de médicos de caiu da sacada ao fazer uma selfie no Litoral do estado. Segundo o presidente do órgão Paulo Roberto, a vistoria é para avaliar se a queda dos turistas de Goiás foi por causa da falta de manutenção no local.

"Um fiscal foi até a pousada em Barra Grande iniciar os trabalhos e posteriormente vamos mandar uma equipe de engenheiros para verificar se o acidente foi provocado por falta de manutenção e a possibilidade de estrutura estar comprometida. Dependendo do resultado irei acionar o Ministério Público Estadual e o local pode ser interditado. Podemos solicitar também uma fiscalização mais ampla em todas as outras pousadas, o que pode durar cerca de 30 dias para finalizar o trabalho", explicou.

Imagem: Nara Telles/Arquivo PessoalGuarda-corpo da pousada cedeu no momento em que o casal tirava foto.(Imagem:Nara Telles/Arquivo Pessoal)Guarda-corpo da pousada cedeu no momento em que o casal tirava foto.

Paulo Roberto explicou que o Conselho não pode obrigar os proprietários de imóveis prontos a fazer reparos periódicos e que a manutenção predial cabe a cada estabelecimento. Já a prefeitura, segundo ele, é responsável pelo trabalho de fiscalização dos pontos de hospedagens para garantir segurança aos turistas.

"A manutenção das pousadas deveria ser periódica, especialmente porque a maresia provoca a ferrugem da estrutura, o que compromete a segurança. Pelo o que já observamos, a maioria dos locais tem o estilo rústico, com uso de madeira e sem o reparo necessário",
comentou o presidente do Crea-PI.

O Corpo de Bombeiros informou que faz vistoria de regularidade antes da construção dos empreendimentos a partir da apresentação do projeto técnico e depois de executados. Essas vistorias são requeridas anualmente como renovações pelos próprios proprietários dos imóveis.

A reportagem do G1 tentou contato com a Prefeitura de Cajueiro da Praia por meio de telefone, mas não obteve retorno. A direção da pousada também foi procurada e informou que tem trabalhado na prevenção para que outros fatos como esse não ocorram e tem dado todo o apoio necessário à família das vítimas.

Entenda o caso

O casal Paulo César de Carvalho e Leônia Garcia Teles fazia fotos apoiado no guarda-corpo de madeira na varanda da pousada no dia 30 de dezembro, quando a estrutura rompeu provocando o acidente. O médico teve fraturas na costela e o pulmão foi perfurado. Ele foi submetido a cirurgia e hemodiálise, mas ainda está na UTI e seu estado ainda inspira cuidados.

A mulher teve alta nessa segunda-feira (4) da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas permanece internada em um hospital particular de Teresina.

Os médicos goianos são naturais de Rio Verde (GO) e chegaram ao Piauí com a família no dia 27 de dezembro para passar o Réveillon.

Tópicos: casal, estrutura, pousada