Corpos são liberados sem perÃcia após pane elétrica atingir IML no PiauÃ
19/01/2015 12h53Fonte G1 PI
Imagem: Daniel Santos/Proparnaíba
Falta de energia prejudica atendimento no IML de Parnaíba.
Falta de energia prejudica atendimento no IML de Parnaíba.Uma pane elétrica no prédio do Instituto Médico Legal (IML) de Parnaíba, Litoral do Piauí, vem prejudicando o atendimento há mais de uma semana no local. Segundo o auxiliar de necropsia Robson Castilho, os corpos estão sendo liberados sem perícia e a coleta de material genético também deixou de ser feita, porque os equipamentos do posto estão queimados.
"A geladeira de conservação dos corpos queimou faz um mês e agora o restante dos equipamentos não funcionam. A partir das 18h não há atendimento porque não temos condições de trabalhar no escuro. Fica só o vigia no prédio e as ocorrências que acontecem neste período deixam de ser atendidas", revelou.
Imagem: Daniel SantosClique para ampliar
Geladeiras do IML de Parnaíba estão sem funcionar há mais de um mês.
Geladeiras do IML de Parnaíba estão sem funcionar há mais de um mês.Ainda de acordo com o funcionário, três corpos estão no IML na manhã desta segunda-feira (19), mas como os computadores estão queimados o médico não conseguiu emitir os laudos e liberar para as famílias. "As famílias ficam revoltadas com a situação e com razão. Não temos como conservar os corpos, no máximo tiramos uma foto e corremos com a liberação", contou.
Outro problema que tem prejudicado o atendimento das ocorrências é a falta de combustível no únivo veículo usado na remoção dos corpos. Robson Castilho lembrou que a situação acontece desde o ano passado e ainda não foi resolvida.
Castilho informou ainda que na semana passada esteve na Secretaria Estadual de Segurança em Teresina para buscar soluções para o problema no IML. Uma equipe contratada pelo governo do estado esteve nesta segunda-feira no prédio, mas o problema ainda não foi resolvido.
O G1 entrou em contato com a Secretaria de Segurança para saber quais as providências tomadas para o conserto dos equipamentos e abastecimento do veículo do IML, mas não teve retorno.












