Corpos de adolescentes e criança que se afogaram no Rio Parnaíba são velados e sepultados em Nazária

30/08/2022 11h15


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/TV ClubeCorpos de adolescentes e criança que se afogaram no rio Parnaíba são velados e sepultados em Nazária.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Corpos de adolescentes e criança que se afogaram no rio Parnaíba são velados e sepultados em Nazária.

Sob forte comoção e tristeza, os corpos de José da Cruz Alves, de 16 anos, Vitória Emanuelle, de 13, e Marcos Vinicius Sales Santos, de 8 anos, foram velados durante a noite de segunda-feira (29) e sepultados nesta terça (30). Eles haviam desaparecido no rio Parnaíba, na cidade de Nazária, a 30 km de Teresina, e foram achados mortos.

A mãe de Vitória e Marcos Vinícius, Francilene Sales, mal conseguia falar, devido à perda dos dois filhos. Ela contou que chegou a entrar na água para tentar salvar os filhos. Além dos dois irmãos, as outras crianças e o adolescente também são da mesma família.

O velório foi marcado por muita comoção pela perda precoce dos jovens e ainda pela angústia da espera de que as crianças, ainda desaparecidas, sejam encontradas. Eles foram velados na casa de familiares e foram sepultados no cemitério público da cidade por volta das 7h30.

No total, três crianças e dois adolescentes desapareceram no rio no domingo (28). Duas meninas ainda estavam desaparecidas no início da manhã desta terça, quando o Corpo de Bombeiros começaram o 3º dia de busca.
Imagem: Reprodução/TV Clube  Bombeiros iniciam 3º dia de buscas por crianças em Nazária.(Imagem:Reprodução/TV Clube ) Bombeiros iniciam 3º dia de buscas por crianças em Nazária.

Os militares, com ajuda de pescadores, colocaram redes de pesca em trechos do rio na noite da segunda (29), para tentar localizar os corpos das crianças. Contudo, na manhã desta terça (30), nas redes havia apenas galhos e pedras.

Por volta das 9h, o corpo de uma criança foi encontrado no Rio Parnaíba, na zona rural de Teresina. Francisca Daniele reconheceu como sendo sua filha Eduarda Kemilly da Conceição Silva, de 9 anos.

O Instituto de Medicina Legal (IML) removeu o corpo do local e o levou para a sede do órgão, no bairro Saci, Zona Sul de Teresina, para confirmar a identificação.

Só depois disso será possível afirmar se o corpo é de uma das vítimas do afogamento. O Corpo de Bombeiros segue as buscas nesse ponto do Rio para encontrar Ana Ketlelly, de 11 anos.

Afogamento
Imagem: Ângela Bispo/TV Clube  IML recolhe o corpo de uma das vítimas na manhã desta segunda-feira (29) - no Rio Parnaíba em Nazária, no Piauí.(Imagem: Ângela Bispo/TV Clube ) IML recolhe o corpo de uma das vítimas na manhã desta segunda-feira (29) - no Rio Parnaíba em Nazária, no Piauí.

Segundo o diretor do IML, Joaquim Marques, o laudo apontou que a causa das mortes foi afogamento típico, quando ocorre a inalação de líquidos.

As vítimas estavam com familiares em um momento de lazer na coroa do rio Parnaíba, na tarde de domingo (28), quando Marcos Vinicius Sales Santos, de 8 anos, se afogou. Outros cinco pularam no rio para tentar salvá-lo, mas quatro deles desapareceram na água.

Marcos Vinicius foi encontrado por volta das 8h de segunda por pescadores. Ao longo da manhã, o Corpo de Bombeiros encontrou vitória Emanuelle e José da Cruz Alves.

Área imprópria para banho
Imagem: Reprodução/TV Clube  Crianças e adolescentes desapareceram no rio Parnaíba, em Nazária, no Piauí.(Imagem:Reprodução/TV Clube ) Crianças e adolescentes desapareceram no rio Parnaíba, em Nazária, no Piauí.

A área onde as crianças e adolescentes desapareceram não é indicada para banho, afirmou o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBM-PI). O grupo estavam em um banco de areia, mais conhecido como “coroa”.

De acordo com o tenente do CBM-PI Francisco Valter, que coordena as buscas, a correnteza do rio na área é forte e há muitos buracos. "É uma área imprópria, principalmente para crianças. Encontramos buracos de até 6 metros de profundidade, principalmente no entorno da coroa onde eles estavam", disse.

Luto na cidade

A prefeitura da cidade publicou nota nas redes sociais lamentando a tragédia. Veja a íntegra:

Recebemos com profunda tristeza a notícia do desaparecimento de cinco nazarienses, entre crianças e adolescentes, enquanto tomavam banho no Rio Parnaíba, em uma localidade do município de Nazária.

O Corpo de Bombeiros foi chamado imediatamente para atender a ocorrência. As buscas aquáticas foram feitas, mas infelizmente, até o momento, ninguém foi encontrado. O Prefeito Osvaldo Bonfim, assim como toda a sua gestão, estará acompanhando as buscas ao longo desta segunda-feira (29).

A Prefeitura de Nazária, por meio das Secretarias está dando o apoio necessário às famílias das vítimas. Nossos sentimentos de pesar e solidariedade a todos neste momento de tamanha dor.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook