Cordelista piauiense Pedro Costa morre vítima de AVC em Teresina

12/03/2017 08h38


Fonte G1 PI

Morreu na manhã de sábado (11) em Teresina, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o poeta cordelista Pedro Nonato Costa. A notícia foi confirmada e divulgada na página da Fundação Nordestina de Cordel (Funcor), instituição da qual foi fundador e presidente. O poeta faleceu em sua residência.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarPedro Nonato Costa(Imagem:Divulgação)Pedro Nonato Costa

Pedro Costa lançou a revista cultural De Repente, publicação voltada à literatura de cordel e chegou a conquistar vários prêmios. O poeta cordelista era um dos entusiastas do Festival de Violeiros do Norte e Nordeste que acontece há mais quatro décadas em Teresina.

Piauiense de Alto Longá, cidade ao Norte do estado, Pedro Costa idealizou o projeto Cordel nas Escolas, que leva a alunos da rede pública oficinas e apresentações de violeiros promovendo interação com a cultura popular e literatura de cordel.

A notícia da morte de Pedro Costa foi recebida com tristeza entre artistas e escritores. O Governo do Estado enviou nota manifestando pesar pelo falecimento do cordelista. “Pedro Costa foi um nome expressivo para cultura piauiense, editou a Revista De Repente, uma das publicações mais tradicionais da cultura popular e representou, com muita responsabilidade e serenidade, os poetas, cantadores e toda classe artística no Conselho Estadual de Cultura”, disse a nota.

A Prefeitura de Teresina também manifestou condolências aos familiares e amigos do poeta. “Ele será lembrado entre nós como uma grande expressão da poesia popular, ora como autor, ora como produtor e divulgador. Foi nosso parceiro em diversas iniciativas culturais, entre elas o Projeto Cordel nas Escolas, agraciado pelo Ministério da Cultura com o Prêmio Cultura Viva. Seu legado assinala também a revista De Repente, criada por ele como a única do gênero no país, com mais de 20 anos de circulação ininterrupta, e a Fundação Nordestina de Cordel (Funcor), por ele fundada e presidida. Pedro Costa colaborou ainda com a cultura piauiense e a teresinense, em particular, como membro do Conselho Estadual de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura”, diz texto da mensagem.

O velório de Pedro Costa está sendo realizado na sede da Funcor, na Rua Jornalista Antonio Diniz, 2776, bairro Parque Itararé.