Contra a homofobia, grupo promove Gaymada em Teresina

21/02/2016 08h15


Fonte G1 PI

Um evento que enche de orgulho os LGBTs e contribui contra o preconceito e intolerância contra gays, lésbicas, drags, trans, simpatizantes e ativistas, assim podemos definir a Gaymada realizada neste sábado (20) no Parque Potycabana, Zona Leste de Teresina. O evento atraiu centenas de pessoas e reuniu 24 times que jogaram a “queimada” de uma forma, digamos, mais divertida.

Segundo Victor Koslowiski, organizador do torneio, a ideia é dar um pouco mais de visibilidade ao grupo LGBT e intensificar o combate à homofobia e a transfobia. “O interessante de fazer um evento como esse na Potycabana é que isso amplia a discussão sobre a discriminação sobre a LGBT, já que é um local muito visitado por todas as classe sociais. Com isso, o debate sobre a discriminação aumenta”, afirmou Victor

Imagem: Luan Matheus/TV ClubeTimes estavam bem a vontade durante a Gaymada em Teresina.(Imagem:Luan Matheus/TV Clube)Times estavam bem a vontade durante a Gaymada em Teresina.

Os nomes dos times são os mais variados e divertidos: Panteras Pinks, Clubdas Winx, Olgas, Facção da Barbbie, Zica Virgens, as furiosas, lindas de rosto entre outros.

De acordo com a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, o Piauí ocupa o quarto lugar nacional de crimes contra LGBTs. Os dados mais recentes da secretaria são de 2014 e dizem o seguinte: somente em 2014, 93 denúncias foram registradas, sendo as que mais se destacam são as de ameaças e injúria. No ano passado, 52 denúncias de injúria 23 ameaças foram registradas.

O Jogo

Em linhas gerais, a queimada é um jogo em que participam duas equipes, sendo que o número de integrantes varia. Os jogadores ficam um em campo que tem em média 16 metros de comprimento por oito de largura dividido ao meio, sendo que cada equipe tem metade do espaço. Um dos times começa com a bola e tenta acertá-la (queimar) um integrante adversário. Acertando o rival, ele vai para o cemitério, que fica atrás do time inimigo.

O grupo vencedor será aquele que fizer o maior número de “mortos” dentro de um tempo pré-estabelecido, ou então, aquele que “matar” todos os jogadores adversários.

Imagem: Luan Matheus/TV ClubeGaymada atraiu centenas de pessoas até o Parque Potycabana, em Teresina.(Imagem:Luan Matheus/TV Clube)Gaymada atraiu centenas de pessoas até o Parque Potycabana, em Teresina.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: evento, times, potycabana