Consumo de bebida alcoólica em praias do PI é proibido durante o carnaval; entenda restrições

12/02/2021 12h55


Fonte G1 PI

O consumo de bebidas alcoólicas em praias do Piauí está proibido no carnaval, segundo decreto do governo do estado. A determinação é que a população pode utilizar as praias durante o período carnavalesco, mas deve obedecer protocolos de segurança sanitária, como o uso obrigatório de máscaras.

A ingestão de bebida alcoólica é permitida em barracas, bares e restaurantes localizados na praia desde que estes também sigam os protocolos de segurança, que determinam uma distância mínima entre uma mesa e outra, capacidade máxima de pessoas no ambiente e nas mesas.

Além de garantir que funcionários utilizem máscaras e ofertar aos clientes álcool em gel para higienização das mãos. A intenção é não permitir a realização de reuniões/encontros que possam gerar aglomerações nas praias.

Festas e eventos
Imagem: Reprodução/TV ClubeIngestão de bebidas alcoólicas é permitida nas barracas de praia.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Ingestão de bebidas alcoólicas é permitida nas barracas de praia.

Festas e eventos também estão proibidos. O decreto proibiu eventos culturais, atividades esportivas e sociais em ambientes abertos ou fechados, de iniciativa pública ou privada.

Boates, casas de show ou quaisquer atividades festivas também não estão permitidas. Bares e restaurantes poderão funcionar até as 23h, sem som ambiente, música ao vivo, som mecânico ou instrumental.

Fiscalização
Imagem: Tiago Mendes/ TV ClubeCompanhia de Policiamento Turístico fiscaliza orla da praia de Luís Correia para evitar disseminação de coronavírus.(Imagem:Tiago Mendes/ TV Clube)Companhia de Policiamento Turístico fiscaliza orla da praia de Luís Correia para evitar disseminação de coronavírus.

As medidas serão fiscalizadas pelas vigilâncias sanitárias do estado e do município, além das forças de segurança, como as polícias Militar, Civil e Federal, Rodoviária Federal e Marinha.

A Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur), que atende Luís Correia e região, recebeu, nesta sexta-feira (12), um reforço para segurança e fiscalização.

Entre as ações de policiamento, serão montadas barreiras de alcoolemia. "Intensificamos as fiscalizações dos estabelecimentos, como bares, restaurantes e barracas de praia. Nenhum pode ter qualquer tipo de som, com diz o decreto", disse o major Danilo Palhano, comandante da Ciptur.

O major orienta aos turistas que tenham alugado casa na praia, que não façam festas. "Não planejem seus bailes de Carnaval a fim de colocar paredões de som, perturbar o sossego, porque isso tudo será fiscalizado”, afirmou.

Conforme o comandante, em Luís Correia e na praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, haverá um efetivo policial para auxiliar na segurança, fiscalização, no trânsito e no turismo, contando também com apoio aéreo.

“Nós não estamos falando de um feriadão. Até porque segunda e terça-feira tem expediente normal no estado e nos municípios, não vai ter ponto facultativo. É um fim de semana que vamos trabalhar intensamente na fiscalização para o cumprimento do decreto”, disse.

Tópicos: eventos, praias, decreto