Conselho de odontologia suspende 26 consultórios no Piauí em 2015

12/08/2015 08h26


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/CRO-PIUm dos consultórios suspensos pelo CRO no Piauí.(Imagem:Divulgação/CRO-PI)Um dos consultórios suspensos pelo CRO no Piauí.

O Conselho Regional de Odontologia (CRO-PI) fechou provisoriamente 26 consultórios odontológicos em várias cidades do Piauí no ano de 2015. A justificativa do conselho é que os estabelecimentos, que são todos para o atendimento público, não têm condições de biossegurança para pacientes e profissionais.

Na cidade de Altos, por exemplo, não existem mais consultórios abertos para atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com a última fiscalização realizada no início deste, que fechou mais uma unidade de saúde bucal, a cidade tem um total de sete estabelecimentos suspensos pelo CRO.

Segundo Gerson Bezerra, fiscal do CRO, os consultórios são fechados e o conselho atesta em um relatório tudo o que precisa ser feito para que ele fique dentro das normas. Enquanto, as demandas não são atendidas, os atendimentos ficam proibidos.

“O principal risco é contrair infecções! O paciente chega apenas com problemas odontólogos ao consultório e sai com uma infecção. É isso que temos que evitar. A fiscalização vê se as barreiras de biossegurança estão de acordo com o previsto e nesses casos, elas não estão”, afirmou.

Apesar do número expressivo de consultórios fechados, muitos se adequam e conseguem voltar funcionar. Atualmente, um total de 12 ainda precisam passar por nova avaliação para serem liberados: sete em Altos, cinco em São Pedro do Piauí, um em Socorro do Piauí e um em Cajueiro da Praia.