Congresso das Cidades: secretário discutirá desafios da gestão e dará conselhos

08/03/2017 13h25


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliarCongresso das Cidades: secretário discutirá desafios da gestão e dará conselhos.(Imagem:Cidadeverde.com)

O secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles, será um dos palestrantes do Congresso das Cidades, que acontece de 13 a 15 de março, no prédio da Fiepi. O gestor vai discutir a importância do equilíbrio financeiro na gestão pública em meio a crise econômica.

"Nesse momento de crise, a gestão das finanças tem sido o coração de qualquer um dos governos, seja municipal, estadual ou federal. O papel do gestor eleito é alocar os recursos que são escassos para uma série de demandas, que são quase infinitas e importantes. Fazer essa ginástica tem sido um desafio enorme. Portanto, o Congresso das Cidades é fundamental para alertar os prefeitos recém-eleitos e suas equipes sobre a importância de suas gestões",
disse Fonteles, em entrevista ao Notícia da Manhã, desta quarta-feira (08).

O secretário ressalta que fazer uma boa gestão deveria se tornar um valor na sociedade, inclusive, um motivo de popularidade para os gestores. Para Rafael Fonteles, o primeiro ano da gestão é o mais importante e oportuno para mudanças estruturais.

"No primeiro ano há menor pressão política e da sociedade. É como sua cidade desse um certo tempo para que o gestor possa tomar algumas medidas, inclusive, impopulares, para poder tocar os três anos seguintes. O gestor atento vai aproveitar as palestras e saber o que ele pode fazer no primeiro ano, pois depois essas possibilidades diminuem. Quatro anos passam muito rápido ainda mais quando se está na efervescência de uma gestão pública. O equilíbrio financeiro no momento de crise passa a ser o principal ativo de um gestor. Quem conseguir fazer isso bem feito colherá os frutos ao longo do tempo"
, finaliza Rafael Fonteles, que ministra palestra no Congresso das Cidades no próximo dia 15.

Congresso das Cidades

O congresso será realizado dos dias 13 a 15 de março, e oferecerá aos participantes 54 eventos, que ocorrerão simultaneamente. Confira aqui a programação completa.

As palestras irão abordar a gestão de pessoas, o poder de transformação da educação, as parcerias público-privada, o desenvolvimento rural, os trâmites de acesso aos programas de crédito fundiário e a garantia safra, por exemplo.

O evento conta com o apoio da Associação Piauiense dos Municípios, do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, do Sebrae-PI e da Secretaria Estadual de Administração.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui