Comissões de Presidentes Nacionais debatem os direitos dos Idosos no Piauí

15/09/2017 13h48


Fonte Cidadeverde.com

Os idosos fazem parte de um grupo populacional expressivo e crescente no nosso país. Como parte de uma ação que diz respeito à promoção, proteção e defesa do grupo, a Ordem dos Advogados do Piauí (OAB – PI) está sediando o I Colégio Nacional de Presidentes de Comissões dos Direitos do Idoso. O evento, realizado no auditório da seccional Piauí, será realizado até esta sexta (15).

Na abertura solene houve a apresentação de grupos com a participação de idosas do Coral Harmony Voice do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Grupo de Idosas do Bairro Itaperu (GIBI).

Presente na abertura do evento, representando o Governo do Estado, a vice – governadora do Piauí, Margarete Coelho pontou que o estado tem promovido políticas públicas aos idosos, mas ao mesmo tempo precisamos avançar e, portanto, o debate se torna importante por reunir comissões de quase todos os estado da federação.

“O Piauí é um estado que têm Políticas Públicas para os idosos e discuti-la, fazer encaminhamentos, debater as necessidades a forma que a legislação os tem amparado e no que ela tem sido efetiva, ou não, é muito importante. Nessa fase da vida, o idoso merece conforto, tranquilidade, dignidade, então, esses momentos em que a OAB se reúne e traz seu corpo técnico qualificado para o debate, nós temos, muitas possiblidades de ver o assunto ganhar outros espaços e outros rumos”.


Imagem: AlepiMargarete Coelho (PP)(Imagem:Alepi)Margarete Coelho (PP)

Responsável pela palestra magna de abertura “O Envelhecimento”, o vice-presidente nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Amin Aur agradece o convite e ressalta a importância do encontro. “A OAB do Piauí lidera a reunião com os presidentes das Comissões de todo o Brasil, e fico honrado de estar aqui participando desse encontro que é extremamente importante para o intercâmbio, e com certeza, haverá grandes resultados através do reforço dessas comissões no âmbito das atividades da OAB”, relata.

Participam do evento, instituições que compõem a Rede de Proteção à Pessoa Idosa do Estado do Piauí, a sociedade civil e representantes de dezenove presidentes de comissões de vários estados.

À frente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Idosos da OAB – PI, a presidente Jória Batista, destacou o ineditismo do Piauí ao realizar o evento. “É um momento ímpar e de muita responsabilidade por sermos o primeiro estado a realizar esse encontro. Precisamos de políticas públicas voltadas para a realidade dos idosos, avaliar o nosso trabalho e traçar metas junto com as comissões dos estados, pensando em ideias e proposições com os que participam do evento”.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: encontro, abertura, idosos