Comandantes da PM do Piauí definem policiamento nas Eleições 2022 e Copa do Mundo durante reunião

03/08/2022 08h58


Fonte G1 PI

Imagem: TV ClubeComandantes da PM do Piauí se reúnem para definir policiamento durante Eleições 2022 e Copa do Mundo.(Imagem:TV Clube)Comandantes da PM do Piauí se reúnem para definir policiamento durante Eleições 2022 e Copa do Mundo.

A cúpula da Polícia Militar se reuniu na manhã desta terça-feira (2) para definir detalhes sobre o policiamento durante as Eleições 2022, a serem realizadas em outubro, e durante a Copa do Mundo de Futebol, em novembro. Os policiais também debateram o aumento dos números da criminalidade no estado em 2022.

Todos os comandantes de batalhões, tanto da capital como do interior do estado, foram convocados para a reunião.

A PM do Piauí informou ainda que irá implantar um novo sistema de aplicativos, para o controle interno da corporação e para facilitar o atendimento à população.
Imagem: Andrê Nascimento/ G1 PIQuartel do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí.(Imagem:Andrê Nascimento/ G1 PI)Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí.

Os aplicativos trarão recursos para denúncias e chamados de equipes policiais. As ferramentas devem auxiliar também a gestão de pessoal pelos comandantes, com registros digitais das ocorrências e denúncias.

Aplicativo Informe Cidadão

Um dos anúncios foi de um aplicativo para ser usado pela população para acionar os policiais ou para fazer denúncias. O aplicativo ainda não está disponível para download.

Segundo o coronel Jacks Galvão, coordenador de Inteligência da PM, as pessoas poderão fazer denúncias anônimas diretamente no aplicativo.

"O cidadão poderá informar sobre qualquer crime que tenha presenciado ou ficado sabendo. Pode ser uma denúncia de violência doméstica, uma boca de fumo, um foragido da justiça... O cidadão vai ter esse canal de ligação com a gente",
disse o coronel.

A partir da denúncia, o usuário do aplicativo será informado sobre que tipo de polícia procurar, ou uma equipe pode ser enviada ao local.

A PM vai lançar ainda novos sistemas de controle interno de viaturas. Cada viatura receberá um QR Code, para facilitar a gestão dos veículos em questões como combustível e manutenção.

Primeiros 7 meses de 2022
Imagem: Ilanna Serena /g1Material apreendido pela Polícia Militar do Piauí.(Imagem: Ilanna Serena /g1)Material apreendido pela Polícia Militar do Piauí.

Os comandantes debatem ainda o aumento nos números de ações da Polícia Militar e nos registros de roubos a veículos no primeiro semestre de 2022 em comparação com o mesmo período do ano passado.

Veja na tabela abaixo os registros apresentados na reunião:
Imagem: Polícia Militar do PiauíRegistro de ações policiais no PI: janeiro a julho de 2022 e 2021(Imagem:Polícia Militar do Piauí)Registro de ações policiais no PI: janeiro a julho de 2022 e 2021

Eleições 2022 e Copa do Mundo
Imagem: Polícia Militar do Piauí  Polícia Militar do Piauí(Imagem: Polícia Militar do Piauí ) Polícia Militar do Piauí

Ainda segundo o coronel Jacks Galvão, o planejamento para o reforço policial durante as eleições 2022 já foi concluído e será enviado para o Tribunal Regional Eleitoral. Durante o pleito, todos os 224 municípios do Piauí receberão reforço policial.

O policiamento de cada zona eleitoral será comandado por um oficial superior, apoiado por intermediários nas cidades menores. Mais de 3 mil policiais militares serão deslocados.

Os policiais poderão votar fora de seu domicílio eleitoral, nos locais onde estiverem trabalhando.

"Fizemos avalições sobre o primeiro semestre e chegamos a metas para o 2º semestre. Temos esses dois grandes eventos, a Copa e as Eleições, que receberão nossa atenção especial. Estamos preparados e reforçando nosso policiamento"
, disse o coronel.