Circuito de museus em Parnaíba revela força do povo e riquezas naturais do Piauí

13/06/2021 08h54


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarJá a exposição sobre a fauna e as paisagens do Delta conta com fotos do premiado Chico Rasta. A exposição foi organizada a partir das imagens coletadas pelo fotógrafo nos últimos d(Imagem:Reprodução)
Imagine conhecer as belezas da natureza, dos animais e do povo do litoral do Piauí em um único e fascinante passeio. Em Parnaíba, no litoral do Piauí, é possível fazer um verdadeiro circuito pelas riquezas do estado em museus e galerias que funcionam na cidade.

O maior destes lugares é o novo Museu do Mar do Delta do Parnaíba, um projeto do Governo do Piauí que será inaugurado ainda no final do mês de junho.

O museu funciona no antigo Porto das Barcas, ponto turístico e histórico de Parnaíba, num armazém portuário do Século 19, que foi restaurado especialmente para receber a estrutura. O lugar conta com salas de exposição, biblioteca, sala de música e de dança.

Segundo o diretor do museu, Rick Costa, o museu tem peças e exposições sobre toda a extensão da área de proteção ambiental do Delta do Parnaíba, e tem salas dedicadas à fauna da região e também ao povo do Delta, os pescadores e artesãos.

A exposição Homem do Delta, do fotógrafo Gelson Catatau, conta essa históira. “Trazer essas pessoas para cá, dar um rosto para o Delta é muito importante. A gente tem uma história muito interessante para contar sobre essas pessoas”, comentou o fotógrafo.

Já a exposição sobre a fauna e as paisagens do Delta conta com fotos do premiado Chico Rasta. A exposição foi organizada a partir das imagens coletadas pelo fotógrafo nos últimos dez anos de trabalho.

“O museu precisava mostrar a fauna e a paisagem de forma mais aprofundada. A gente fez uma boa seleção, para apresentar mamíferos, aves, répteis, praias, o curso do rio de Norte a Sul”, disse Chico Rasta.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: museu, delta, fauna