Chuvas constantes alagam plantações de arroz e causam prejuízos aos produtores no Norte do Piauí

21/01/2024 16h32


Fonte Portal Clube News

Imagem: TV ClubeChuvas causam prejuízos para produtores de arroz do Norte do Piauí(Imagem:TV Clube)Chuvas causam prejuízos para produtores de arroz do Norte do Piauí

As constantes chuvas provocaram prejuízos para alguns produtores de arroz no Norte do Piauí. Mesmo com experiência na plantação, a chegada do período chuvoso, antes do momento esperando, pegou alguns agricultores de surpresa.

O agricultor José Lima Cardoso mora e tem plantação na cidade de Caxingó (PI). Ele colheu apenas metade da produção que esperava, no final do ano de 2023. José também trabalha como pescador na região.

“Era para ser de colheita boa, que o arroz estava bom de preço, mas, infelizmente, a ‘chuva’ veio mais cedo, e cobriu (de água) a parte que tinha o arroz. Não deu certo a gente colher todo; só tenho a lamentar. Não foi por culpa da gente; é coisa da natureza”, disse em entrevista José Lima ao Clube Rural, exibido neste domingo (21).

Imagem: TV ClubeChuvas causam prejuízos para produtores de arroz do Norte do Piauí(Imagem:TV Clube)Chuvas causam prejuízos para produtores de arroz do Norte do Piauí

Esta não é a primeira vez que os produtores rurais perderam a plantação devido à antecipação das chuvas. A cheia da lagoa da onça, por exemplo, já chegou a alagar 100% das lavouras ao redor dela.

Em janeiro de 2024, a área ainda alagada das lavouras representa 40% dos 25 hectares dos produtores. Até a publicação desta matéria, eram 42 associados na plantação de arroz. Na última safra, eles colheram 200 toneladas de arroz.

Para Francisco das Chagas Barroso, presidente da associação dos produtores locais, além do prejuízo financeiro, o desafio para quem investe no arroz é lidar com as dificuldades causadas pela ausência de tecnologias e de mão-de-obra qualificada.

Imagem: TV ClubeChuvas causam prejuízos para produtores de arroz do Norte do Piauí (Imagem:TV Clube)Chuvas causam prejuízos para produtores de arroz do Norte do Piauí 

“Nesta lagoa (da onça), a gente bota uma bomba para secar. Tem uma carência, a bomba é antiga. Leva um mês para secar, era para levar menos. Isso atrasa o plantio. Quando a chuva vem cedo, muita chuva, enche a lagoa e termina no prejuízo. Teve ano que a gente perdeu 100%”.

O agricultor Janiel Lira tenta sempre colher todo o produto antes das chuvas se intensificarem na região. “A gente sempre teve este planejamento. Quando dar os meses de novembro e dezembro, já tem o período chuvoso, que dificulta tanto na colheita como no preparo em si do arroz”.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui