CGU investiga suspeitas de pessoas vacinadas mais de duas vezes e usando nomes de mortos

25/03/2021 15h16


Fonte G1 PI

Imagem: SesapiVacinas de Oxford administradas no Piauí rendem doses extras, diz Sesapi.(Imagem:Sesapi)Vacinas de Oxford administradas no Piauí rendem doses extras, diz Sesapi.

A Controladoria Geral da União-Piauí investiga suspeitas de pessoas que teriam recebido mais de duas doses de vacinas contra Covid-19, e de pessoas que foram imunizadas usando nome de pessoas já falecidas. As vacinas contra Covid-19 têm, no máximo, duas doses. Os casos suspeitos foram detectados pela Controladoria Geral da União, em um levantamento nacional sobre a vacinação.

Segundo o superintendente substituto chefe da auditoria da CGU-Piauí, Helio Benvindo, até o momento foram detectados dez casos suspeitos no estado, mas o número pode crescer. “A cada três semanas há uma relação nova de vacinados para ser analisada. Isso vai ser um trabalho contínuo”, explicou.

O tipo de irregularidade mais numeroso detectado foi o de pessoas que receberam mais de duas doses. Segundo o superintendente, há cerca de 200 casos suspeitos. "Temos que analisar se foram erros de cadastro na hora da vacinação ou se são pessoas que foram vacinadas usando nome de outras", explicou.

Há ainda cerca de dez casos de pessoas falecidas que teriam sido vacindas. Os casos foram descobertos quando a CGU nacional cruzou os nomes dos que já foram vacinadas com os dados de pessoas que faleceram.

“São suspeitas a serem verificadas, não casos concretos. Pode haver casos de falsos positivos, pessoas com os nomes parecidos, casos assim. Ainda temos que verificar caso a caso”, explicou.

Além desses casos, outros tipos de suspeitas de irregularidades serão investigados, como de vacinados com idade abaixo da correta, de pessoas que não eram profissionais de saúde, e de políticos que foram vacinados.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: casos, suspeitos, vacinados