Cerimônias marcam o Dia do Piauà em ParnaÃba e celebram adesão do Estado à Independência do Brasil
19/10/2025 14h59Fonte Governo do PiauÃ
Imagem: Gabriel Torres
Aposição de flores, hasteamento das bandeiras e missa solene reforçam o orgulho e a memória histórica.

O Governo do Estado realizou, na manhã deste domingo (19), em Parnaíba, as cerimônias cívico-religiosas que marcaram as comemorações pelo Dia do Piauí. Os atos de Aposição de Corbelha de Flores ao Monumento da Independência e o hasteamento das bandeiras, na Praça da Graça, e o tradicional Te Deum Laudamus em Ação de Graças, na Igreja do Rosário, reuniram autoridades e a população em um momento de reverência e orgulho piauiense.
“Aqui em Parnaíba, há 203 anos, homens e mulheres ousaram se rebelar contra o Império Português, que ainda permanecia, mesmo com o 7 de setembro, dominando essa área mais ao norte do Brasil. E foi a coragem de homens e mulheres que tornou o Brasil no formato como a gente tem hoje. É uma história belíssima, não apenas para o Piauí, mas para o Brasil e para o mundo”, declarou o governador Rafael Fonteles.
As solenidades fazem parte da programação oficial do Dia do Piauí, data em que o estado celebra sua adesão à Independência do Brasil e reafirma os ideais de liberdade e soberania que moldaram sua história.
A celebração religiosa é realizada tradicionalmente na catedral de Nossa Senhora da Graça, que está em reforma. Na oportunidade, o governador visitou a obra, executada pela Secretaria Estadual de Cultura. A reforma inclui o telhado, com a impermeabilização de todo o perímetro, correções no madeiramento do coro, manutenções locais do forro em lambri de madeira, revisão e manutenção das instalações elétricas e manutenções nas instalações hidráulicas. O custo total é de R$ 1.451.382,05.
A Igreja do Rosário também passará por uma reforma. O objetivo dessas obras é zelar pelo patrimônio material, reforçando sua importância histórica, religiosa e social.