Central fará triagem dos pacientes em busca de vagas em hospitais do Piauí

02/06/2014 09h35


Fonte G1 PI

Pacientes vindos do interior do Piauí em busca de tratamento de saúde na capital, terão que passar por um novo procedimento antes de serem recebidos em um dos hospitais públicos de Teresina. Começa a funcionar a partir desta segunda-feira (2) a Central de Regulação dos Leitos do Piauí que será encarregada de receber a solicitação e conferir a disponibilidade de vagas de leitos nos diversos hospitais de Teresina, para assim autorizar e encaminhar a transferência.

O diretor do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Gilberto Albuquerque, explica que a Central pode ajudar a desafogar o maior hospital de urgência do estado. "Agora os pacientes do interior que vem para capital não deverão vir diretamente ao HUT. Os médicos que atenderão essas pessoas em suas cidades, antes de vir para a capital, devem ligar para Central e solicitar a transferência. Na central a atendente será responsável por verificar em qual hospital da rede pública há disponibilidade de leitos, de acordo com a necessidade clinica do paciente”, informou Gilberto.

Para o diretor, a nova forma de atendimento vai possibilitar um melhor uso das vagas disponíveis nos hospitais públicos. “Quando essa pessoa vier do interior ou mesmo de algum hospital municipal da capital, já estará com uma senha na mão para o seu recebimento em um determinado hospital público. Ao médico regional cabe solicitar e explicar a necessidade clínica do paciente que está enviando. Após a analisar o pedido, a Central vai fornecer uma senha que será a chave de entrada do paciente em um dos hospitais”, explica Gilberto Albuquerque.

As informações sobre a disponibilidade de leitos deverão ser fornecidas diariamente para Central de Regulamentação pelos hospitais públicos de Teresina. “Esses dados vão ser fundamentais para que a Central defina o destino dos pacientes que buscam atendimento”, afirma o diretor do HUT.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook